Notícias

Prefeitura ampliará realização de exames cardiológicos essenciais à população

Iniciativa será possível com credenciamento de quatro clínicas particulares da cidade; expectativa é de que sejam realizados, mensalmente, oito mil exames
26 de julho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

As doenças cardíacas são uma das principais causas de morte em todos os países. Identificá-las para que haja acompanhamento e tratamentos adequados é fundamental para oferecer qualidade e expectativa de vida ao paciente. Preocupada com isso, o prefeito Odelmo Leão assinou, nesta terça-feira (26), as ordens de serviço para que quatro clínicas da cidade realizem exames cardíacos via Sistema Único de Saúde (SUS). A assinatura aconteceu em solenidade na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal.

O processo de credenciamento foi aberto no mês de junho e segue até 30 de dezembro para novos interessados. Após análise das propostas dos interessados, as clínicas Cardio Diagnosis, Clínica CEMTRI, MedCor e Prima Diagnósticos estão aptas a oferecerem os exames de ecocardiograma, eletrocardiograma, holter 24 horas, mapa ambulatorial de pressão arterial, teste de esforço, duplex de carótida e de membros inferiores (arterial e venoso). Os exames serão custeados com recurso próprio da Secretaria de Saúde, totalizando mais de R$ 3 milhões.

A iniciativa do Município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai garantir mais agilidade na realização de exames que são importantes para o diagnóstico e acompanhamento das doenças cardíacas.

“O paciente que precisa do exame cardiológico não pode esperar para realizá-lo. Devido à grande demanda da população, principalmente após a pandemia, já que muitas pessoas esperaram um momento mais seguro para retornar ao médico, a regulação teve uma concentração de pedidos. Por isso, determinei que a secretaria priorizasse a realização destes procedimentos”, enfatizou o prefeito Odelmo Leão.

Com a assinatura da ordem de serviço para o início das atividades, a expectativa é de que sejam realizados, mensalmente, oito mil exames. As primeiras marcações estão previstas para 1º de agosto e serão agendadas pela Central de Regulação Municipal, seguindo os critérios de prioridade e a classificação de cada paciente.

Outros procedimentos

A Prefeitura de Uberlândia também está com o credenciamento aberto, até o dia 30 de dezembro, de estabelecimentos de saúde que tenham interesse em realizar os exames de colonoscopia e endoscopia e cirurgias de hérnia e retirada de vesícula em pacientes atendidos pelo Município.

Para os exames, duas clínicas locais já foram credenciadas no processo e realizarão, ao mês, mais de 400 procedimentos. Os agendamentos dos pacientes estão previstos para iniciarem em agosto. Em relação às cirurgias, dois hospitais já manifestaram interesse e nos próximos dias devem apresentar as propostas para avaliação.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Destaques

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load