Notícias

Secretaria de Saúde recebe visita de membros da Umane

Associação civil sem fins lucrativos se dedica a apoiar promoção da saúde pública; membros conhecerem as boas práticas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde
27 de julho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Desde 2017, a Prefeitura de Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde por meio da Planificação da Atenção à Saúde, denominado no município projeto Qualifica SaUDI. O projeto veio para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade. Nesta semana, membros da diretoria do Comitê de Filantropia e do Conselho de Administração da Umane – associação civil sem fins lucrativos – estiveram na cidade para conhecer as boas práticas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde.  

Durante a visita, os representantes conheceram os processos de atendimentos desenvolvidos pela UBSF Santa Luzia, a integração entre a Atenção Primária e Especializada no cuidado de usuários com condições crônicas e a integração do atendimento de urgência com a APS, por meio da Alta Responsável dos usuários que estiveram internados nos prontos atendimentos.  Também foi possível visitarem a UBSF Shopping Park, para conhecer a estrutura física planejada para novas unidades de atenção primária à saúde, que contribuem para a organização dos processos de trabalho.

A Umane é uma associação que administra um fundo patrimonial e se dedica a apoiar e desenvolver iniciativas de prevenção de doenças e promoção da saúde pública.  A superintendente geral da Umane, Thais Junqueira Franco Xavier, comentou que, após visitar a cidade neste ano, volta com membros dos conselhos para que conheçam na prática as experiências bem-sucedidas.  

“Essa é nossa segunda visita à cidade. Desta vez a gente volta com membros do Conselho Administrativo e Filantrópico, que são responsáveis por direcionar os investimentos sociais e os em filantropia em saúde. Estamos impressionados com todo trabalho e continuidade nas políticas de saúde. E ver na prática todo o trabalho, contribui para o entendimento da planificação e das ações desenvolvidas pelo Conass”.

Secretaria de Saúde recebe visita de membros da Umane 1
Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação

A Planificação é uma metodologia desenvolvida pelo CONASS – Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, para o fortalecimento da atenção primária à saúde como ordenadora da Rede de Atenção à Saúde. A visita será acompanhada pelas equipes técnicas da SMS, da organização social Missão Sal da Terra e por uma consultora do Conass.

 Centro Colaborador do Conass

A padronização dos serviços de saúde por meio da Planificação da Atenção à saúde, denominado no município projeto Qualifica SaUDI, motivou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) a escolher o Município como Centro Colaborador de boas práticas na saúde.

Com isso, o município vira referência para outras localidades que queiram seguir os exemplos adotados por Uberlândia, com o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre Estados e Municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também