Notícias

Programa Buriti do Dmae inicia cercamento em áreas preservação permanente

Ao todo serão executados 30 mil metros lineares de cerca; seis mil metros já foram instalados
29 de julho de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), iniciou neste mês o cercamento de áreas de preservação permanente (APP) em dez propriedades rurais de Uberlândia com áreas de nascentes e mata ciliares nas margens dos rios Uberabinha, ribeirão Bom Jardim e Araguari. A previsão é instalar 30 mil metros de cerca até o fim do ano.

Neste mês, já foram executados 6 mil metros em uma das propriedades. Essa iniciativa vai ao encontro do objetivo principal do programa de proteger e recuperar áreas de preservação, ampliando a fonte de água na zona rural e consequentemente para a cidade.

O técnico de campo do programa Buriti Adilso Aparecido Martinho Rosa explicou que o cercamento tem a finalidade de isolar as áreas de proteção e evitar risco de assoreamento. “O uso da cerca é fundamental para preservação da área e evitar que animais de pisoteiem o local, além de delimitamos o trânsito de pessoas neste espaço”.

Programa Buriti do Dmae inicia cercamento em áreas preservação permanente 1

Programa Buriti

O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação, em 2008, já foram realizados 627 mil metros lineares de cerca e o plantio de 501 mil mudas nativas em uma área protegida aproximada de 6,9 mil hectares. O produtor rural não tem custo em implantar o programa. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também