Notícias

Programa Escola Água Cidadã, do Dmae, leva estudantes à ETE Uberabinha

Programação da semana também conta com ações como palestras, jogos e visitas à ETA Capim Branco
1 de agosto de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Programa Escola Água Cidadã (Peac), do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), oferece visitas guiadas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha para escolas e instituições da cidade. A ETE recebe cerca de 95% de todo o esgoto coletado em Uberlândia E nas visitas é possível conhecer as três etapas do tratamento deste material. Todo o processo envolve desde o peneiramento do lixo até o tratamento físico-químico da matéria orgânica.

Nesta semana, as visitas à ETE Uberabinha serão realizadas por estudantes dos cursos de Administração e Engenharia Ambiental, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e alunos do Curso técnico em Meio Ambiente e Controle Ambiental da Escola Técnica de Saúde (Estes/UFU).

“É de extrema importância as visitas à estação de tratamento de esgoto, pois elas trazem uma realidade impactante das consequências do descarte incorreto de resíduos nas redes de esgoto. Também conscientizamos sobre o quanto atitudes negativas trazem impactos aos tratamentos e ao meio ambiente”, explica Priscilla Petrocelli, supervisora do Peac.

A programação da semana do Peac também conta com outras atividades. Estudantes de cinco escolas e instituições de Uberlândia vão participar de palestras de conscientização ambiental, jogos educativos, apresentações do teatro “Turminha do Cerrado” e visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco.

Peac

O Programa Escola Água Cidadã integra as ações do pilar de sustentabilidade do Dmae. A iniciativa começou em 2003, destacando as ações contra o desperdício de água e foi regulamentado em 2015. Durante um período da pandemia teve o projeto Educação Virtual e as atividades presenciais retornaram em setembro de 2021. Cerca de 320 mil pessoas já receberam alguma ação de educação do Peac. Uma iniciativa essencial diante dos problemas que o mundo enfrenta hoje, como poluição ambiental, mudanças climáticas e desperdício de água e energia.

Para agendar visitas ou participar das atividades do Peac, as escolas e instituições podem entrar em contato pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também