Notícias

Campanha Nacional de Multivacinação começa na segunda-feira (8)

Vacinação acontece até 9 de setembro; mobilização nacional da Campanha será no dia 20 de agosto
4 de agosto de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Estar com o cartão de vacina em dia é a melhor maneira de se proteger de uma série de doenças que afetam as crianças e adolescentes. Preocupada com a saúde deste público, a Prefeitura de Uberlândia aderiu à Campanha Nacional de Multivacinação 2022, que começa nesta segunda-feira (8).

Devem atualizar o cartão de vacina crianças de um ano a adolescentes menores de 15 anos não imunizados ou com esquemas incompletos. O objetivo da campanha é verificar se o cartão de vacina está em dia, a fim de garantir a proteção deste grupo.  A Campanha de Multivacinação será realizada até o dia 9 de setembro, sendo a mobilização nacional em 20 de agosto.

Além da atualização do cartão de vacina, as crianças de um a menores de cinco anos devem tomar uma dose extra da vacina da poliomielite. A estratégia vem em um momento de baixas coberturas vacinas e a situação de risco que o Brasil enfrenta da reintrodução do vírus. A vacina é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil.

Por isso, a Campanha é uma grande oportunidade para os pais colocarem em dia o cartão de vacina dos filhos e reforçar a proteção contra várias doenças, conforme explicou a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira. “A Campanha é mais uma chance que os pais têm de procurarem as unidades de saúde para deixar os filhos protegidos, principalmente porque as vacinas estão com a cobertura abaixo de 95% que é o quantitativo preconizado pelo Ministério da Saúde, e o reflexo disso, no futuro, é a volta de doenças que foram, inclusive, erradicadas”, pontuou a coordenadora.

Ainda durante a Campanha, as equipes das unidades de saúde estarão fazendo a busca ativa na área de abrangência a fim de garantir que todos fiquem com o cartão de vacina em dia.

Vacinação Covid-19

As vacinas da Covid-19 poderão ser administradas na população a partir de três anos de idade de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

A vacinação nas crianças acima dos três anos começou no dia 20 de julho e, até o momento, foram aplicadas 1.700 doses do imunizante CoronaVac e, assim como no esquema vacinal adulto, o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias. As crianças a partir de cinco anos de idade podem tomar CoronaVac ou Pfizer pediátrica.

Onde vacinar?

O município tem à disposição 74 salas de vacina. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) elas estarão funcionando das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), será das 8h às 18h, sendo que as unidades dos bairros Brasil e Tocantins, devido ao Horário do Trabalhador, funcionam até as 20h.  Nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) – exceto Morumbi, São Jorge –, também haverá vacinação. O horário de atendimento é das 8h às 20h.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Destaques

Veja Também

All articles loaded
No more articles to load