Após o fim do período de estiagem e a proximidade do período chuvoso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos intensificou o serviço de poda de árvores que, habitualmente, é desempenhado em todo o município. Com a possibilidade de novas precipitações a partir deste mês, os trabalhos de poda visam a redução de danos, como: quedas repentinas de galhos e árvores, interrupções de vias, entupimentos de bocas de lobo e consequentes inundações.
Conforme a secretária da pasta, Larissa Espíndula, o serviço é necessário para evitar prejuízos à população. “Realizamos a poda, o corte de algumas árvores, de modo responsável, seguindo sempre orientações técnicas. Assim como o plantio é importante, a manutenção ao longo do desenvolvimento das plantas também é fundamental”, pontuou
Alguns outros benefícios das podas são:
· Eliminação de galhos que estiverem causando interferências prejudiciais na visibilidade da sinalização de trânsito;
· Melhoria da iluminação pública, com maior luminosidade no passeio;
· Retirada de galhos que constituem riscos à segurança das pessoas e das edificações;
· Eliminação de galhos que constituem obstáculo fisicamente incontornável à implantação de empreendimentos e ao acesso de veículos e pessoas;
· Condução e correção do crescimento dos arbóreos;
· Retirada de galhos secos, apodrecidos, quebrados ou com pragas.
Como funciona
Cabe à gestão municipal a poda em canteiros centrais, praças e prédios públicos. Em caso de propriedade particular, o morador deve entrar em contato pelos canais oficiais da Prefeitura para pegar a autorização (veja abaixo). A poda, no entanto, fica sob responsabilidade do proprietário do imóvel.
Depois do diagnóstico feito por biólogos, engenheiros ambientais e agrônomos, a secretaria autoriza, ou não, a execução da poda. Para a realização do serviço é indicado que os responsáveis tenham conhecimentos técnicos de corte, além de dispor de equipamentos apropriados e capacitação para usá-los.
Para se orientar quanto ao plantio adequado e solicitar o serviço de poda, basta entrar em contato pelo Serviço de Informação Municipal (SIM) pelo telefone (34) 3239-2800.