Notícias

Prefeitura de Uberlândia dá início à Campanha de Multivacinação

Crianças e adolescentes de até 15 anos podem atualizar seus cartões de vacina
8 de agosto de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Nesta segunda-feira (8), a Prefeitura de Uberlândia deu início à Campanha de Multivacinação, que visa atualizar os cartões de vacina de adolescentes menores de 15 anos. O programa conta com imunizantes contra poliomielite (“paralisia infantil”), hepatite A, hepatite B, sarampo, caxumba, rubéola, entre outras. A Campanha será realizada até o dia 9 de setembro, sendo a mobilização nacional em 20 de agosto.

“Nossa cobertura vacinal está muito abaixo da expectativa, assim como no resto do Brasil. Uberlândia, está em média, com 80% de cobertura, quando deveria ser de 95%. A vacinação de todas as crianças e jovens é essencial para reduzir a incidência de doenças imunopreveníveis”. Pontuou Cláubia Oliveira, coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura de Uberlândia.

Alexandre dos Santos e a esposa Maria Clara Ferreira dos Santos levaram o filho, Lucas Ferreira do Santos, para atualizarem o cartão de vacina. “É importante dar todas as vacinas para nossas crianças, assim evitamos muitas doenças e poupamos nossos filhos de sofrimentos futuros”, contou o pai.

Poliomielite

Antes de completar um ano de vida, é necessário aplicar três doses da vacina contra a poliomielite na criança: aos dois, quatro e seis meses de idade. Com 15 meses, a criança recebe o primeiro reforço com a pólio oral e, aos quatro anos, o segundo reforço (VOP- gotinha). 

A poliomielite é uma doença contagiosa, podendo contaminar crianças e adultos. O último caso de Poliomielite foi notificado no país em 1989. O Brasil recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus selvagem em 1994.

Prefeitura de Uberlândia dá início à Campanha de Multivacinação 1

“As crianças menores de cinco anos devem comparecer nas Unidades de Saúde, mesmo que o cartão de vacinação esteja em dia. A poliomielite é uma doença muito grave e como estamos com baixa cobertura vacinal no Brasil e em outros países, corremos o risco do retorno dessa doença tão grave. Recentemente os Estados Unidos registrou um caso de Poliomielite, que deixou em alerta a Organização Panamericana de Saúde, quanto ao risco do retorno da doença. Sendo assim, precisamos da adesão dos pais, para que eles levem seus filhos para atualizarem o cartão de vacinação e também para receberem a gotinha extra contra a Poliomielite”, alerta a coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura de Uberlândia.

Vacinação Covid-19

As vacinas da Covid-19 poderão ser administradas na população a partir de três anos de idade de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

A vacinação deste público começou no dia 20 de julho e, até o momento, foram aplicadas 1.700 doses do imunizante CoronaVac e, assim como no esquema vacinal adulto, o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias. As crianças a partir de cinco anos de idade podem tomar CoronaVac ou Pfizer pediátrica.

Onde vacinar?

O município tem à disposição 74 salas de vacina. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) elas estarão funcionando das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), será das 8h às 18h, sendo que as unidades dos bairros Brasil e Tocantins, devido ao Horário do Trabalhador, funcionam até as 20h.  Nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) – exceto Morumbi, São Jorge –, também haverá vacinação. O horário de atendimento é das 8h às 20h.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também