Notícias

Cineclube Cultura exibe Deus e o Diabo na Terra do Sol nesta terça (9)

Longa dirigido por Glauber Rocha é considerado um marco do cinema novo brasileiro
9 de agosto de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Reprodução

Nesta terça-feira (9), o Cineclube Cultura, programa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), vai exibir um clássico do cinema nacional: Deus e o Diabo na Terra do Sol. A partir das 19h, no Cineteatro Nininha Rocha, a película indicada à Palma de Ouro na década de 60 será exibida no Centro Municipal de Cultura com entrada gratuita.

O Cineclube Cultura teve seu retorno no início do mês de agosto e possui um acervo de cerca de 300 filmes e equipamentos de projeção e sonorização modernos.  

Deus e o Diabo na Terra do Sol 

É um filme brasileiro de 1964, do gênero drama, dirigido por Glauber Rocha. Considerado um marco do Cinema Novo, foi gravado em Monte Santo, na Bahia. Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

Manuel (Geraldo Del Rey) é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (Mílton Roda) e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes (Maurício do Valle), um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.

Cronograma de exibição

O cronograma da SMCT para o mês de agosto, já tem programado cinco exibições (Confira à baixo). Para setembro, está prevista a mostra do Cinema Marginal, sob a ótica das produções da Boca do Lixo, trazendo obras de 1968 e 1973. Em outubro, os amantes das telonas podem assistir filmes do período de 1995 a 2002, conhecido como Cinema da Retomada. Já para novembro e dezembro, entram em cartaz produções na temática Cinema Brasileiro no começo do século XXI.

Programação de agosto

Breve Mostra do Cinema Nacional – entrada franca

Dia 9 – Deus e o diabo na terra do Sol

Dia 16 – Di-Glauber/Terra em transe

Dia 23 – O dragão da maldade contra o Santo Guerreiro

Dia 30 – O poeta do castelo/Macunaíma

Dia e hora: Terças-feiras, sempre às 19h

Local: Cineteatro Nininha Rocha – Praça Professor Jacy de Assis – s/n – Centro

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também