Notícias

Dmae inicia ações para interligar sistemas de abastecimento de água

No último final de semana, foi feita a solda de um trecho entre a adutora do sistema Bom Jardim e outra do centro de Reservação do Custódio Pereira
16 de agosto de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou, nos últimos dias, uma das ações para interligar os sistemas de abastecimento Bom Jardim, Capim Branco e Sucupira. As equipes executaram a solda de conexão entre um trecho da adutora do centro de Reservação do Custódio Pereira, na altura da praça Dr. Hugo Ney de Alencar no bairro Saraiva, à rede da Estação de Tratamento de Água (ETA) Bom Jardim, próximo à avenida Nicodemos Alves dos Santos.

Também nesse trecho, nos próximos dias, serão instalados mais cerca de 50 metros de interligação nestas adutoras com soldagem em dois pontos, válvulas ventosas e manutenção de limpeza. Em seguida, serão executadas interligações internas na ETA Bom Jardim. A previsão de conclusão desta etapa é para os próximos 90 dias. A adutora tem uma extensão de 4,9 mil metros e 680 mm de diâmetro.

O diretor técnico do Dmae, Geraldo Sílvio, explicou que com essa interligação será possível abastecer o sistema Bom Jardim com água produzida na ETA Capim Branco ou Sucupira. “Após concluir todas as etapas, teremos uma interligação entre os sistemas. Isso traz como benefício a possibilidade de abastecer uma região com a água de outro sistema, enquanto um deles precisar parar para manutenção, garantindo a segurança hídrica para a população”, afirmou.

Abastecimento

Atualmente, o Dmae conta com três Estações de Tratamento de Água: ETA Capim Branco, Sucupira e Bom Jardim, com capacidade para abastecer até 1,5 milhão de habitantes através de rede de mais de 3.200 km.

A ETA Renato de Freitas, conhecida como Sucupira, foi inaugurada em agosto de 1970 e tem capacidade de vazão de 1,4 mil litros por segundo.  a ETA Sucupira é responsável pelo abastecimento de água de praticamente metade dos bairros de Uberlândia. Em maio de 2021, a captação de água bruta da estação passou a contar com um novo sistema de bombeamento, utilizando três motobombas anfíbias.

Já a ETA Bom Jardim foi a segunda estação construída em Uberlândia, em 1982, captando água do ribeirão Bom Jardim – afluente do rio Uberabinha. Essa mesma unidade passou por ampliação em 1996 e também em 2012, com a construção de mais um reservatório de água e aumento da capacidade de tratamento. Atualmente, o Sistema Bom Jardim fornece 1,6 mil litros de água por segundo e atende as zonas sul, leste, oeste e o setor central.

Inaugurada no dia 31 de agosto de 2021, a Estação de Tratamento de Água Deputado Luiz Humberto Carneiro – Capim Branco, marca a história do saneamento básico de Uberlândia. Uma das maiores do setor no Brasil, a ETA começou a operar com a sua capacidade total de 2 mil litros por segundo, transportando o recurso hídrico até o Centro de Reservação do Bairro Custódio Pereira e, de lá, distribuindo para os bairros da cidade. Nesta primeira fase, a ETA reforça os dois sistemas já existentes (Sucupira e Bom Jardim).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também