Notícias

UBSF Glória é entregue à população de Uberlândia nesta terça-feira (16)

Unidade, que recebeu o nome de Rosa Abalen Milken, contemplará as regiões do grande São Jorge e do bairro Élisson Prieto (Glória); estrutura tem capacidade para atender 12 mil pessoas
16 de agosto de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura de Uberlândia entregou, nesta terça-feira (16), mais uma unidade básica de saúde à população. Desta vez, a comunidade das regiões do grande São Jorge e do bairro Élisson Prieto (Glória) foi contemplada com uma nova estrutura para atendimentos básicos em saúde. A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Glória, que recebeu o nome Rosa Abalen Milken, é a oitava estrutura de saúde construída e entregue a comunidade na gestão do prefeito Odelmo Leão.

“O setor Sul da nossa cidade está em constante crescimento e uma unidade nesta região era uma solicitação antiga da população. Os atendimentos aconteciam em uma casa alugada, agora com o novo espaço a comunidade receberá melhores condições de atendimento em saúde. É um compromisso diário da minha gestão melhorar a Saúde e estamos empenhados em garantir qualidade em todos os níveis de atendimento”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

Com investimento de R$ 1,68 milhão, a unidade, localizada na avenida José Gonzaga de Freitas, esquina com a rua Chapada dos Guimarães, tem quase 600 m² de área construída, com uma ampla sala para atendimento odontológico, além de salas multiprofissionais, consultórios médicos e de enfermagem, salas de curativo, medicamentos, vacinação, coleta, cuidados básicos e triagem, dentre outras. 

A unidade é compartilhada do Tipo 3, ou seja, serão três equipes de PSF realizando os atendimentos, sendo que uma já estava no bairro Élisson Prieto (Glória) e a outra no São Jorge. Uma terceira equipe está sendo contratada. Com isso, a nova UBSF terá capacidade para atender 12 mil pessoas. A administração ficará por conta da Organização Social Missão Sal da Terra.

A obra foi executada pela Evolução Engenharia, Construção e Administração, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), considerado um sistema licitatório mais ágil. O recurso foi da Secretaria Municipal de Saúde, mas a execução da obra ocorreu devido à emenda parlamentar para uso geral na Saúde local do senador Carlos Viana. Os trabalhos foram fiscalizados pela Secretaria Municipal de Obras.

Os atendimentos na UBSF serão de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

Rosa Abalen Milken

O nome da unidade de saúde é uma homenagem à Rosa Abalem Milken, que faleceu em 2006, aos 87 anos, em Uberlândia. Mãe de oito filhos, nasceu em Ipameri/GO, mas mudou-se com seus pais para o Líbano quando criança. No retorno ao Brasil, após uma longa e difícil viagem em navio cargueiro, escolheu Uberlândia para recomeçar a vida.

Dona Rosa, como era chamada, casou-se com Felipe Calixto Milken e sempre esteve à frente das campanhas beneficentes da Catedral Santa Teresinha. Dentre as suas ações, contribui para a arrecadação de fundos que ajudaram na construção da antiga igrejinha, que hoje é o Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida.

Instalação da rede de água potável

UBSF Glória é entregue à população de Uberlândia nesta terça-feira (16) 1
Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação

Durante a entrega da unidade, o prefeito Odelmo Leão assinou a ordem de serviço para instalação da rede de água potável do bairro Élisson Prieto (Glória), que irá beneficiar mais de duas mil famílias que residem no local. A obra vai utilizar mais 16 mil metros de tubulação que fará a ligação em todas as residências.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também