Notícias

Telas de Osório Gimenes estão em exibição no Espaço Cultural do Dmae

Paisagens, Ipês, Flores e Naturezas mortas são alguns dos motivos da exposição, que pode ser conferida até 30 de setembro
17 de agosto de 2022

A partir desta quarta-feira (17), o Espaço Cultural do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) recebe a exposição “Janela das Artes”, de Osório Gimenes. A paisagem que surge ao contemplar o leito do rio; a que se revela a partir da janela da casa, ou a composição que as flores oferecem ao olhar do artista são algumas das inspirações do pintor uberlandense. Ele está com a mostra disponível no local até o dia 30 de setembro.

De acordo com Gimenes, as inspirações para os quadros surgem em qualquer momento. Para ele, caminhar na rua já é um gatilho para prestar atenção em possíveis cenários que possam virar obras de arte. “A natureza é minha principal fonte de inspiração, fico atento às paisagens, florais e locais da região onde moro”, comenta.

O artista faz uso da técnica óleo sobre tela. Entre as características que se destacam em sua obra, estão as cores fortes e as linhas expressivas. Os quadros em sua maioria apresentam paisagens ou elementos da natureza que remetem a recordações de quem observa. “Remexer as memórias e os sentimentos, esse é o poder que a arte tem”, afirma.

Telas de Osório Gimenes estão em exibição no Espaço Cultural do Dmae 1

Sobre o artista

Osório Gimenes, 61, natural de Uberlândia. Aos 15 anos ganhou o Concurso do Exército com a obra Batalha de Tuiuti. Até 1999, o artista pintava como hobby. Após isso, já produziu mais de 200 telas e, hoje, cria de três a quatro peças por semana e pinta cerca de 8 horas diárias. Para Gimenes, a arte tem o poder de remexer as memórias e os sentimentos.

Prestigie!

O quê: Exposição artística “Janela das artes”

Onde: Foyer do Dmae (avenida Rondon Pacheco, 6.400, Bairro Tibery)

Quando: 17 de agosto a 30 setembro

Horário: Segunda a sexta, das 8h às 17h

Veja Também