Os agentes do Programa de Controle da Raiva, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), continuam percorrendo a zona rural de Uberlândia para imunizar cães e gatos contra a raiva. A ação faz parte da 38º Campanha de Vacinação Antirrábica, que acontece até o dia 2 de setembro.
Devem receber a dose cães e gatos com mais de três meses de vida, com exceção daqueles que estejam doentes ou no período de gestação ou lactação. Nestes casos, os animais devem ser encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses após o desmame ou quando estiverem sadios. Até o momento, mais de seis mil animais já receberam a dose contra a doença.
Para que a campanha seja mais uma vez efetiva, a coordenadora do programa, Lilian de Andrade, reforça que os proprietários ou funcionários das propriedades facilitem a entrada dos vacinadores. “Agora é um momento de prezarmos pela saúde dos animais e do homem, já que a raiva é uma doença transmissível aos seres humanos. Por isso, reforçarmos para que deixem as porteiras abertas para nossas equipes. A única prevenção é a vacinação anualmente”.
Além do trabalho semanal, os agentes também estão atuando nos finais de semana com a vacinação nos distritos. Neste sábado (20), ocorrerá a vacinação nas Chácaras Douradinho e Panorama.
Combate à raiva
As ações do Programa de Controle da Raiva acontecem permanentemente durante todo o ano, com orientações, trabalhos de bloqueio e monitoramento do vírus, além de um posto de vacinação no CCZ. Um conjunto de fatores que deixa Uberlândia há mais de 30 anos sem registros da doença em cães e gatos.
Embora o município apresente uma realidade positiva, a participação da comunidade é fundamental para manter os índices atuais. A doença não tem cura e pode levar os animais à morte em poucos dias após o surgimento dos primeiros sintomas. O mesmo acontece com o ser humano se não procurar atendimento médico rapidamente após ser mordido por algum cão ou gato infectado.