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Procon instala recurso para auxiliar pessoas com deficiência visual

Comando de voz transforma todo conteúdo textual em fala, facilitando a utilização
18 de agosto de 2022
Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

A implantação do comando de voz (NVDA) em um dos computadores da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) vai possibilitar que pessoas com deficiência (cego ou baixa visão) possam utilizar o aplicativo para fazer reclamações ou denúncias. A instalação foi acompanhada pela Superintendente do Procon, Elisabeth Ribeiro, e pelo Secretário Geral Adjunto da OAB Uberlândia e da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-MG, Marcos Montanha.

Com o objetivo de promover mais acessibilidade e autonomia às pessoas com deficiência, o software inclusivo está instalado em um computador, exclusivo para utilização dos consumidores. O programa interage com o sistema operacional do computador e transforma todo conteúdo textual em fala, facilitando a utilização.

Além desta medida, o órgão também conta com Código de Defesa do Consumidor em braile e cadeira de rodas para pessoas com limitações motoras. A sede do Procon fica localizada na avenida Benjamin Magalhães, 3, no bairro Tibery. 

A superintendente Elisabeth Ribeiro explica que o consumidor terá a escolha de acessar o comando de voz que está disponível no Procon ou ser atendido por um profissional. De acordo com Marcos Montanha, que testou o sistema após a implantação, a independência da pessoa com deficiência é garantida por meio do programa. “O NVDA tem a finalidade de oferecer à pessoa com deficiência visual, tanto cega quanto com baixa visão, uma autonomia para o exercício dos seus direitos em um órgão de tamanha relevância como é o Procon”.

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