Notícias

Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação movimenta salas de vacinas de Uberlândia

Mutirão de vacinação visa colocar em dia o esquema vacinal de crianças e adolescentes e combater doenças como a paralisia infantil
20 de agosto de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Todo dia é tempo certo para se prevenir e evitar doenças, principalmente, contra as quais já existem vacinas disponíveis à população. Neste sábado (20), a luta em prol da saúde está sendo intensificada com a realização do Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é verificar e atualizar os cartões de vacinas de crianças e adolescentes (menores de 15 anos) reforçando, assim, a proteção contra doenças como a poliomielite, Covid-19, entre várias outras.

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura de Uberlândia, Cláubia Oliveira, as imunizações não devem ser deixadas para depois. “Temos uma grande preocupação, já que muitos pais ainda não levaram seus filhos para receberem as vacinas que fazem parte do calendário de vacinação. Então, fazemos um apelo aos responsáveis para que compareçam até a unidade de saúde mais próxima para que essas doenças fiquem controladas e não voltem a ser diagnosticadas. Todas as vacinas estão disponíveis”, orientou.

Para os pais ou responsáveis, este é o momento ideal para levar os filhos até uma das 74 salas de vacinas disponíveis em Uberlândia. Entre elas, estão em funcionamento até às 17h, todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), exceto as localizadas nos bairros Morumbi e São Jorge.

Erli Maria de Jesus levou as filhas Laylla Isis, de 3 anos, e Kamily Stefanny, de 14, até a UAI Pampulha para atualizarem a caderneta de vacinação. “Acho importante essa conscientização. Todas as mães e pais devem trazer as crianças para serem imunizadas. As doenças estão aí e precisamos nos proteger”, analisou.

Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação movimenta salas de vacinas de Uberlândia 1
Foto: Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Ao longo do dia, mais de 300 colaboradores da rede municipal de saúde estão envolvidos com as atividades de imunização. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que até o dia 9 de setembro, prazo em que a campanha se estende, aproximadamente 58 mil crianças e adolescentes completem o esquema vacinal no município.

Atente-se!

Crianças com idade entre um a menores de cinco anos, mesmo com a vacinação em dia contra a paralisia infantil, devem tomar a dose extra da vacina da pólio. O imunizante, inclusive, é o único eficaz na prevenção da doença.

Já para quem tem a partir de três anos, é possível receber, em caso de necessidade, a vacina contra a Covid-19, conforme a recomendação do Ministério da Saúde para cada faixa etária. Vale informar que nesse caso, as respectivas doses podem ser tomadas em simultaneidade com as demais preconizadas pelo Calendário Nacional de Vacinação.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também