Um dos maiores expoentes da classe artística de Uberlândia (MG) e região, a saudosa Cora PavanCapparelli recebeu mais uma homenagem da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). Nesta quarta-feira (24), na Casa da Cultura, foi inaugurada a Sala Cora Pavan Capparelli, no Salão Nobre.
O espaço permite aos visitantes conhecerem mais sobre a irretocável carreira da musicista. Paraa secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs, o local vai perpetuar a história da ilustre artista. “Um dia extremamente importante para nós em poder homenagear uma pessoa tão simbólica para nossa sociedade. Aqueles que não puderam conviver com ela terão acesso à história de uma mulher arrojada, moderna e grandiosa nos sonhos e no coração”, destacou.
Doutor Sílvio Capparelli, filho da homenageada, comentou sobre o legado que a mãe deixou. “Ficamos muito emocionados com esta homenagem feita à minha mãe. Esta sala mostrará um pouco do que ela representou e representa a todos nós. Um orgulho para nossa família que o legado dela seja mostrado às gerações futuras. Que a história dela possa servir de exemplo para as pessoas acreditarem em seus sonhos”, disse.
Dona Cora nos deixou em 2021, aos 95 anos. Em quase um século de vida, foi uma das primeiras mulheres graduadas de Uberlândia. Pianista em essência, foi uma das fundadoras, em 1957, do Conservatório Musical de Uberlândia, passando a ser chamado Conservatório Estadual Cora Pavan Capparelli, em 1967. Atuou na Associação Pró-Música e contribuiu para a popularização da música erudita com a realização do Festival de Cordas.
Além da recém-inaugurada Sala Cora PavanCapparelli, a Casa da Cultura, que pode ser visitada de segunda a sexta, das 12h às 18h, oferece outros espaços destinados a exposições e eventos culturais: Sala Geraldo Queiroz, Sala de Experimentações Visuais, Salão Azul, Salão Nobre, Memorial da Casa, Pinacoteca com exposição do acervo de gravuras e Sala do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino-UFU (NUPPE).