A campanha educativa realizada em conjunto com ANTT, DER, PRF segue até sexta-feira (26). A atividade promovida pelo Escola Procon tem a finalidade de orientar passageiros e transportadores sobre os direitos e deveres do consumidor no transporte rodoviário de passageiros, e também sobre as normas de segurança de trânsito e transporte de crianças e adolescentes. As ações realizadas na rodoviária são: distribuição de panfletos, o acompanhamento de consumidores na resolução de conflitos, e também atendimentos na unidade móvel do Procon.
Segundo a Superintendente do Procon, Elisabeth Ribeiro, a campanha tem resultado positivo porque leva ao consumidor informações sobre segurança no transporte de passageiros. “Nesses dias que ficamos na rodoviária em trabalho educativo, nós percebemos que o comportamento das companhias de transporte rodoviário mudou. Foram mais acessíveis ao consumidor, se adequaram às normas consumeristas, passaram a atender o consumidor com uma maior qualidade; um pouco mais de atenção. O trabalho surtiu o efeito esperado, então nossa avaliação é muito positiva”, disse.
O Procon aborda temas como, o que é permitido ser transportado no bagageiro e no porta-embrulhos do ônibus; como proceder em caso de bagagem extraviada ou danificada; atraso ou interrupção da viagem por mais de 3 horas e a remarcação da passagem.