Notícias

134 anos de Uberlândia: Banda Municipal se apresenta em série de espaços culturais

Repertório especial traz ecletismo, parceria com o 36º BIMec e estreia ao vivo de obra internacional
26 de agosto de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fotos: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Música é um dos principais ingredientes das celebrações dos 134 anos de Uberlândia. Entre segunda (29) e quarta-feira (31), a Banda Municipal participa de uma série de eventos gratuitos organizados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Melodia, ritmo e harmonia são entoados com um sabor especial por meio de repertório eclético, lançamentos de obra internacional, parceria com 36° Batalhão de Infantaria Mecanizado e a tradicional Mattinata pelas vias de Uberlândia.

Na segunda (29) e terça-feira (30), o Coreto da Praça Clarimundo Carneiro será o palco do grupo de metais da Banda. Quem passar pelo local, entre 12h e 13h, poderá apreciar repertório popular brasileiro com pagode, samba, sertanejo e outros estilos. As canções são executadas com trompete, trombone, trompa, tuba, percussão e participação especial de um clarinete. A apresentação integra o projeto Corredor Cultural.

O palco do Teatro Municipal é revisitado pelos músicos na terça-feira (30) em um espetáculo em parceria com a banda do 36° Batalhão de Infantaria Mecanizado. A Noite de Gala traz um concerto com repertório composto por trilhas de filmes, clássicos internacionais, baião, maracatu e a primeira audição no Brasil de uma peça inédita de um compositor espanhol Teodoro Aparício Barberán, popularmente conhecido como Téo Aparício. O elo entre Uberlândia e o maestro, professor e compositor valenciano começou por meio da mudança do ex-trompetista da Banda Municipal e técnico de manutenção de instrumentos Dimas Garro para a Espanha.

A alvorada da Banda Municipal, ocorre a partir das 8h da quarta-feira (31) – data do aniversário de Uberlândia. O palco dos músicos será uma carreta que percorrerá vias centrais da cidade em clima de festa e um repertório variado, com destaque para o tradicional Parabéns e o Hino de Uberlândia.

“É especial participar do aniversário de Uberlândia, principalmente por estarmos voltando após a pausa devido à pandemia. A história da Banda se une com a de Uberlândia em vários momentos marcantes, como a inauguração do Teatro Municipal o incentivo à cultura em todos os âmbitos, como por exemplo, a Matinada e nos juntarmos à Banda do BIMec na especial Noite de Gala. Preparamos tudo com muito carinho pra todos os gostos e públicos”, destacou o diretor da Banda Municipal, Nethynho Danilo.

Banda Municipal: 134 anos de Uberlândia

– 29 e 30 de agosto

Corredor Cultural: Apresentação do Grupo de Metais da Banda Municipal

De 12h às 13h – Coreto da Praça Clarimundo Carneiro

– 30 de agosto

Noite de Gala: Concerto Banda Municipal e 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado

Às 20h – Teatro Municipal

– 31 de agosto

Mattinata (Aniversário de Uberlândia)

A partir de 8h – Saída: Centro Municipal de Cultura – Praça Jacy de Assis, s/n

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também