Notícias

Dmae leva educação ambiental e ações de preservação na Fazendinha Camaru

Iniciativa reforça a importância de áreas de proteção permanente para crianças e jovens
26 de agosto de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Começaram na manhã desta sexta-feira (26) as visitas na área de preservação do Programa Buriti na Fazendinha Camaru, dentro da programação do Camaru 2022. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), por meio do Programa Escola Água Cidadã (Peac), recebeu os estudantes da Escola Municipal Odilon Custódio Pereira do bairro São Jorge.

No espaço, próximo ao lago, os monitores apresentam duas áreas de vegetação, sendo uma preservada por meio do Programa Buriti e outra degradada sem ação de recuperação ambiental. A supervisora do Peac, Priscilla Petrocelli, explica que esse contraste reafirma o trabalho do programa, que já plantou mais de 500 mil mudas e preservou uma área de 6,9 mil hectares em Uberlândia. “Com essas visitas reforçamos a importância da preservação ambiental para crianças e jovens, destacando ao vivo, o resultado”, afirmou.

O aluno Yago Lacerda de Souza, de oito anos, gostou da visita, por estar perto de um ambiente de fazenda e ver de perto áreas preservadas e áreas de colheita. “Amei a visita e gostei muito da colheita”. Já a professora Ives Aparecida da Silva, ressaltou que, com as visitas, os alunos têm um contato direto com a natureza, veem os animais, a plantação, é um momento interessante para o desenvolvimento do ensino aprendizagem”, disse.

Peac

As visitas monitoradas na fazendinha Camaru, promovidas pelo Programa Escola Água Cidadã, vão acontecer até o próximo dia 6 de setembro. Nessa iniciativa, o objetivo é destacar a importância da preservação de áreas de nascentes e mata ciliares. O Peac integra as ações do pilar de sustentabilidade do Dmae. O programa teve início em 2003, com conscientização sobre o papel da água na vida das pessoas e como combater o desperdício. Em 2015 foi regulamentado. Uma iniciativa essencial diante dos problemas que o mundo enfrenta hoje, como poluição ambiental, mudanças climáticas e desperdício de água e energia.

Para agendar visitas ou participar das atividades do Peac, as escolas e instituições podem entrar em contato pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br

Dmae leva educação ambiental e ações de preservação na Fazendinha Camaru 1
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também