Notícias

Museu Municipal participa das comemorações do aniversário de Uberlândia

Atrações têm início do dia 29 de agosto e acontecem no Museu, Coreto e Museu Anexo
26 de agosto de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Em comemoração ao aniversário de Uberlândia, o Museu Municipal traz para o espaço externo, nos dias 29 e 30 de agosto das 08h às 17h, objetos representativos de duas categorias do seu acervo: vida privada e espaços públicos. Da categoria mobiliário foram selecionadas camas, criados-mudos e outras peças que compõem o quarto de dormir, sendo, nesse sentido, símbolos da vida privada. Também serão expostos objetos pertencentes à rotina dos escritórios, como escrivaninha e máquina de escrever, representativos dos espaços públicos.

Ao expô-los por um breve período no cenário amplo e aberto da praça, o Museu tem por objetivo criar um contraste entre as esferas pública e privada, provocando estranhamento e projeta a sua própria realidade no espaço móvel do Corredor. Já os instrumentos musicais ficarão suspensos nos arcos do Coreto retomando ao tempo das bandas de música que se apresentavam nesse local. Finalizando o evento, alguns músicos da banda se apresentarão no Coreto nos dias 29 e 30 de agosto, das 12h às 13h.

Museu na passarela

Além disso a programação também faz da área externa do Museu uma enorme passarela na segunda-feira (29), a partir das 17h30. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo oferece ao público um desfile com cerca de 40 looks com bordados do acervo de Niza Luz. A população poderá conferir de trajes de noiva e festas a moda casual.

O desfile inclui, ainda, peças inéditas com assinatura de Rodrigo Oliveira, que assumiu a direção criativa do ateliê Niza Luz mantendo vivo o legado e reverenciando o propósito trilhado por Niza no segmento da moda.

Falecida em junho deste ano, a homenageada trilhou importantes passos também na área social e política, estando à frente da Secretaria de Ação Social por duas vezes, nas décadas de 1980 e 1990. Em 1997, ela foi eleita vice-prefeita de Uberlândia.

Entre os feitos, estão a idealização e criação dos bairros Tocantins e Esperança, criação do primeiro Núcleo de Apoio a Mulher na Prefeitura Municipal, implantação do setor de Apoio à Criança e ao Adolescente e o Conselho de Entidades Comunitárias, fundação do Centro de Fiação e Tecelagem e dos, hoje nomeados, Centro Profissionalizante Planalto e Centro de Bairro Lagoinha.  As benfeitorias também incluem a implantação do Serviço Social no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 Lugar de criança é no Museu

Crianças também terão a oportunidade de prestigiar os 134 anos de Uberlândia por meio de ações do Museu Municipal. Os pequenos, de três e quatro anos, terão a oportunidade de conhecer o Hino de Uberlândia, mais especificamente a frase “turistas tu acolhes em teus campos de boninas” no Museu Municipal por meio do projeto “Lugar de Criança é no Museu: conhecendo o hino de Uberlândia”.

Para facilitar a percepção musical das crianças, o hino será executado ao som das flautas da Banda Municipal. Na ocasião também serão desenvolvidas atividades artísticas com boninas de papel, evocando a flor que constitui um tema marcante dessa composição.

Confira a programação completa do Museu Municipal e prestigie!

MUSEU MUNICIPAL

– Exposição de Objetos Representativos do Acervo do Museu

Data: 29 e 30 de agosto

Horário: 08h às 17h

Local: área externa do Museu

– Desfile de Moda: Homenagem à Nisa Luz

Data: 29 de agosto

Horário: 17h30

Local: Área externa do Museu

CORETO

 – Exposição de Instrumentos

Data: 29 e 30 de agosto

Horário: 08h às 17h

– Grupo de Metais da Banda Municipal de Uberlândia

Data: 29 e 30 de agosto

Horário: 12h às 13h

MUSEU ANEXO

 – Exposição de Objetos Representativos do Acervo do Museu

Data: 29 e 30 de agosto

Horário: 8h às 17

Local: área externa do Museu Anexo

– Projeto “Lugar de criança é no Museu”

Público: comunidade escolar pré-agendada.

Data: 29 e 30 de agosto

Horário: 8h

Local: sala infantil do Museu Anexo

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também