Paratletas da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) – parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e do Praia Clube – conquistaram 14 medalhas (nove de ouro, três de prata e duas de bronze) no Campeonato Brasileiro de Atletismo da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI). A competição foi realizada entre os dias 27 e 30 de agosto, no Centro Paralímpico, em São Paulo, com a participação de paratletas de todo o país.
A equipe Aparu/Futel/Praia Clube foi representada por Ana Luiza Fonseca, Daniel Silva, Kaik Augusto, Leandro Santos, Lucas Silva, Pedro Martins e Wellington Fernandes. “Mais uma vez, nossos paratletas tiveram um excelente desempenho, superaram todos os desafios, inclusive as baixas temperaturas, e demonstraram porque a equipe está entre as principais do país”, disse o treinador Nivaldo Vital, profissional de educação física da Futel.
Os resultados alcançados pela Aparu/Futel/Praia Clube têm relação direta com o trabalho desenvolvido pela Futel, que mesmo durante a pandemia manteve a rotina de treinamento dos paratletas de alto rendimento com competições nacionais e internacionais programadas. Além disso, a Futel disponibiliza aos paratletas a estrutura do Sesi Gravatás (inclusive academia e pista de atletismo) e fornece profissionais de educação física para acompanhá-los e instruí-los em treinos e provas.
“O prefeito Odelmo Leão sabe da importância do paradesporto e, por isso, não mede esforços para proporcionar aos paratletas condições de treino cada vez melhores, para que assim eles continuem a representar Uberlândia em importantes competições nacionais e internacionais”, completou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.
Resultados da equipe Aparu/Futel/Praia Clube no Campeonato Brasileiro de Atletismo da CBDI
Medalhas de ouro
Daniel Silva, Leandro Santos, Lucas Silva e Wellington Fernandes – Revezamento 4 x 100
Leandro Santos – 400 metros com barreira
Wellington Fernandes – Arremesso de peso
Daniel Silva – 110 metros com barreira e salto triplo
Pedro Martins – Arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco
Ana Luiza Fonseca – Lançamento de disco
Medalhas de prata
Wellington Fernandes – Lançamento de dardo e 110 metros com barreira
Daniel Silva, Leandro Santos, Lucas Silva e Wellington Fernandes – Revezamento 4 x 400
Medalhas de bronze
Leandro Santos – Salto em altura
Daniel Silva – Salto em distância