Notícias

Dmae auxilia implantação de processo de compostagem no Ceasa

1 de setembro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Nesta quinta-feira (1°), a equipe do Núcleo de Resíduos Sólidos do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou o apoio técnico do projeto piloto de compostagem na Central de Abastecimento (Ceasa) de Uberlândia, a cargo da Associação de Recicladores e Catadores Autônomos (Arca), do bairro Santa Luzia.

De acordo com o supervisor do Núcleo de Resíduos Sólidos, Arthur Rosa Públio, o apoio consiste na elaboração do projeto e na capacitação dos associados da Arca no funcionamento da compostagem com as leiras (faixa de terreno onde ocorrerá o processo) em uma área de 1.500 metros quadrados. Ao todo, serão três leiras com capacidade de destinação de 1,5 tonelada por dia. O ciclo de produção do composto orgânico dura aproximadamente quatro meses.

Ele acrescentou que os resíduos orgânicos de alguns comerciantes da Ceasa serão utilizados como matéria-prima e adicionados a parte da palha seca de caminhões de abacaxi e melancia. “As leiras vão criar condições ideais de aumento da temperatura no interior da leira para a ação dos micro-organismos e uma aeração passiva por convecção, garantindo temperatura, e oxigênio para o processo. A umidade será controlada com um sistema de drenagem dos líquidos, e no caso de pouca umidade retornamos o biofertilizante líquido para a leira”, disse.

O supervisor explicou que o produto final é um composto orgânico rico em nutrientes que será comercializado a um preço menor que o de mercado pela associação com os produtores rurais e de agricultura familiar, cadastrados na Ceasa. “Nosso principal objetivo é incluir mais recicladores na associação gerando trabalho e renda”, afirmou.

Para o presidente da Arca, João Batista dos Passos, a iniciativa é bem recebida, uma vez que vai ter trabalho para mais três associados. “Nosso intuito é iniciar o processo de compostagem nas leiras já na próxima semana”, afirmou. 

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também