Os 134 anos de Uberlândia são de festa da arte e cultura com o presente da Prefeitura para a população: várias atrações gratuitas, nesta quarta-feira (31), na esplanada do Teatro Municipal. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o evento destaca talentos locais de várias áreas: dança, música, cultura popular, teatro, artes visuais, recreação infantil, exposições e gastronomia.
A celebração atraiu uberlandenses e aqueles que escolheram a cidade, como é o caso da designer Valéria Ramos, que há dois meses saiu de Bauru (SP) rumo à Uberlândia. Acompanhada da família, ela se diz grata pela variedade cultural em um único evento.
“É uma grande oportunidade de conhecer a cultura local e reconhecer o trabalho desses artistas. Ter essa oportunidade de divulgação e ser reconhecido com esse trabalho organizado pela Prefeitura eu acredito ser essencial”, afirmou.
De cima do palco, a gratidão e o clima de celebração é o mesmo, como destaca o cantor Sudário. “É sempre muito bom poder cantar em casa. Já são 20 anos que me sinto filho daqui, e é a segunda vez que canto no aniversário da cidade. As pessoas fica esperando por esse evento, e é surreal receber tanta gente. Ser incluído nessa programação é inenarrável”, disse.
Em casa
À frente da SMCT, a secretária Mônica Debs fez questão de organizar uma programação que enaltece os talentos locais. O presente de Uberlândia para Uberlândia é, também, um combustível para que os artistas tenham mais destaque.
“Privilegiamos artistas locais para que o recurso fique na cadeia produtiva do nosso município, nas diversas áreas. É uma forma também de produzir incentivo no setor cultural, que aos poucos vai recuperando seu espaço e condições financeiras pra trazer grandes espetáculos à nossa comunidade”, pontuou.