Notícias

Prefeitura mobiliza força-tarefa para ampliar esquema vacinal contra a poliomielite

Ação conjunta conta com o Programa Saúde Escolar, Programa de Imunização, Atenção Primária e Secretaria Municipal de Educação
2 de setembro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

A Prefeitura de Uberlândia não mede esforços para ampliar o esquema vacinal contra a poliomielite. Com o objetivo de otimizar a rotina dos pais, a gestão municipal está realizando uma ação de vacinação nas escolas do município. O objetivo é alcançar as crianças de um a menores de cinco anos, que devem tomar uma dose extra da vacina da poliomielite. A estratégia vem em um momento de baixas coberturas vacinais e a situação de risco que o Brasil enfrenta da reintrodução do vírus. A vacina é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil.

A ação é realizada em conjunto entre as secretarias municipais de Saúde – por meio do Programa Saúde Escolar, do Programa Municipal de Imunização e da rede de Atenção Primária; e Secretaria Municipal de Educação. A operação atua em todas as escolas municipais e em algumas da rede particular.

Para facilitar a vacinação nas escolas, a equipe de apoio pede que os pais levem a respectiva caderneta de vacinação. A aplicação da dose extra da poliomielite ocorre no encerramento dos turnos, tanto da manhã quanto da tarde, conforme a rotina de cada escola.

A coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura de Uberlândia, Cláubia Oliveira, reforça sobre a importância de os pais imunizarem os filhos. “Já realizamos diversas ações para mobilizar a população, como o horário estendido de atendimento e o dia D de Vacinação, mas estamos muito abaixo da meta. Nosso ideal é de 95% de imunizados, porém, estamos com apenas 36%. Precisamos do apoio dos pais e responsáveis e lembramos que, para aqueles que não consigam que o filho seja imunizado nas escolas, todas as salas de vacina do município estão à disposição”, reforçou.

Busca ativa

Além da ação nas escolas, os agentes de saúde têm feito a busca ativa do público-alvo, que consiste em entrar em contato com os pais ou responsáveis por meio dos contatos disponíveis nas respectivas unidades de referência. 

O município tem à disposição 74 salas de vacina. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) elas estarão funcionando das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), será das 8h às 18h, sendo que as unidades dos bairros Brasil e Tocantins, devido ao Horário do Trabalhador, funcionam até as 20h.  Nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) – exceto Morumbi, São Jorge –, também haverá vacinação. O horário de atendimento é das 8h às 20h.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também