A etapa rural da 38º Campanha de Vacinação Antirrábica terminou no fim de semana com a aplicação do imunizante em 13.931 cães e gatos. O trabalho das equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) começou na primeira semana de agosto. Com a meta de vacinar cerca de 14 mil animais, foram percorridas todas as propriedades rurais mapeadas no município, incluindo visita aos distritos. O início da programação da etapa urbana está previsto para setembro.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que não tem cura, e é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais, como cães e gatos infectados. A coordenadora do programa de Controle da Raiva, Andressa Andrade, explica que a vacinação é a única forma de prevenção, portanto a população rural ainda poderá vacinar os animais.
“Essas pessoas que passamos nas propriedades, mas não tivemos acesso devido à porteira fechada, pedimos que os procurem a Centro de Controle de Zoonoses para a vacinação dos animais”, destacou.
Devem receber a dose cães e gatos com mais de três meses de vida, com exceção daqueles que estejam doentes ou no período de gestação ou lactação. Neste caso, devem ser encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses após o desmame ou quando estiverem sadios.
Combate à raiva
As ações do Programa de Controle da Raiva acontecem permanentemente durante todo o ano, com orientações, trabalhos de bloqueio e monitoramento do vírus, além de um posto de vacinação no CCZ. Um conjunto de fatores que deixa Uberlândia há mais de 30 anos sem registros da doença em cães e gatos.
Embora o município apresente uma realidade positiva, a participação da comunidade é fundamental para manter os índices atuais. A doença não tem cura e pode levar os animais à morte em poucos dias após o surgimento dos primeiros sintomas. O mesmo acontece com o ser humano se não procurar atendimento médico rapidamente após ser mordido por algum cão ou gato infectado.
Serviço:
Programa de Controle da Raiva – Centro de Controle de Zoonoses
Local: Avenida Alexandrino Alves Viêira, 1423 – Santa Rosa