Notícias

Uberlândia celebra 200 anos da Independência do Brasil com desfile cívico-militar

Milhares de pessoas participaram e acompanharam o tradicional cortejo neste 7 de setembro
7 de setembro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Em parceria com o 36º Batalhão de Infantaria Militar Mecanizado (BIMec), demais forças de segurança, escolas e diversas instituições da cidade, a Prefeitura de Uberlândia promoveu o tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro. Após dois anos de suspensão devido à pandemia de Covid-19, o evento retornou reunindo milhares de pessoas para a celebração dos 200 anos de Independência do Brasil.

As comemorações foram abertas na praça Tubal Vilela pouco depois das 8h, com o hasteamento das bandeiras de Uberlândia, Minas Gerais e do Brasil, enquanto a Banda Municipal executava o Hino Nacional. O prefeito Odelmo Leão participou da solenidade e seguiu para o palco das autoridades para acompanhar o desfile na avenida Floriano Peixoto.

“É uma data importantíssima para todos nós. Um país soberano, um povo soberano, que precisa, unido, continuar a defender e definir o nosso futuro”, declarou o prefeito.

Uberlândia celebra 200 anos da Independência do Brasil com desfile cívico-militar 1
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Liderado pelo 36º Batalhão de Infantaria Militar Mecanizado (BIMec), o cortejo teve início no trecho de encontro com a rua Coronel Antônio Alves Pereira e seguiu até a praça Clarimundo Carneiro. No primeiro grupo do desfile também estavam integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Defesa Civil e Secretaria de Estado de Administração Prisional.

Por parte do município, alunos das escolas municipais passaram pela avenida junto a frequentadores dos Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceais) e dos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas).

O desfile de 7 de setembro ainda contou com diversas outras instituições da cidade, entre as quais União dos Escoteiros do Brasil, Ordem DeMolay, Clubes Rotary e Lion, Banda União Racional e músicos do Conservatório Cora Pavan Caparelli.

Uberlândia celebra 200 anos da Independência do Brasil com desfile cívico-militar 2
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

O empreendedor Cézar Augusto foi assistir ao desfile envolto pela bandeira do Brasil. “Estamos comemorando o bicentenário de independência do país e acho importante estar resgatando esses valores que nós tivemos durante nossas conquistas nesses 200 anos. A gente precisa ser mais patriota, envolver mais em política e defender os interesses da nossa nação”, disse.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também