Notícias

Campanha de vacinação contra poliomielite e multivacinação é prorrogada

Vacinação ocorre nas 74 salas de vacinação do Município e também por meio da força-tarefa nas escolas até o dia 30 de setembro
8 de setembro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Campanha Nacional de vacinação contra a poliomielite que seria encerrada nesta sexta-feira (9) foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até dia 30 de setembro. Sendo assim, a Prefeitura de Uberlândia manterá todos os esforços para que a vacina, inclusive a dose de reforço, seja dada a todas as crianças menores de cinco anos de idade, no município.

Campanha de vacinação contra poliomielite e multivacinação é prorrogada 1
Foto: Cleiton Borges/ Secretaria de Governo e Comunicação

A meta em Uberlândia é imunizar 95% deste público-alvo, porém, a cidade atingiu apenas 40%. No Brasil, a cobertura vacinal registrada até dia 2 de setembro e divulgada recentemente pelo Ministério da Saúde, revela 32,5%. Estes dados preliminares traduzem, em todo país, um cenário de 3,7 milhões de crianças menores de cinco anos de idade imunizadas contra poliomielite.

Em relação a Campanha de Multivacinação que busca atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e jovens (de zero a 15 anos de idade), também foi prorrogada pelo Ministério da Saúde, e o Município continua com todos os esforços para incentivar e oferecer as doses necessárias e que já estão disponíveis em mais de 70 salas de vacinação (veja abaixo) .

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura de Uberlândia, Cláubia Oliveira, é imprescindível a atenção dos pais ou responsáveis para manter em dia, a imunização e proteção das crianças.  “Estamos fazendo de tudo para que as vacinas cheguem nestas crianças e jovens. Estamos todos os dias mobilizando as famílias, temos imunizantes em 74 locais da cidade, estendemos também os horários de atendimentos em muitas unidades e agora criamos a força-tarefa em que levamos a vacina para as escolas da rede municipal, seguindo um cronograma”, enfatizou a coordenadora.

Busca ativa

Além da ação nas escolas (confira aqui), os agentes de saúde têm feito a busca ativa do público-alvo, que consiste em entrar em contato com os pais ou responsáveis por meio dos contatos disponíveis nas respectivas unidades de referência. 

Locais de vacinação

O município tem à disposição 74 salas de vacina. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) elas estarão funcionando das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), será das 8h às 18h, sendo que as unidades dos bairros Brasil e Tocantins, devido ao Horário do Trabalhador, funcionam até as 20h.  Nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) – exceto Morumbi, São Jorge –, também haverá vacinação. O horário de atendimento é das 8h às 20h.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também