Uberlândia está perto de bater um novo recorde: pela primeira vez, desde o início da série histórica iniciada em 1997, as exportações da cidade estão prestes a somar US$ 1 bilhão e o resultado deve ser obtido antes do fim de 2022. Conforme dados da balança comercial divulgados pelo Ministério da Economia, as vendas uberlandenses para o exterior já alcançaram US$ 966.555.426 entre janeiro e agosto deste ano.
“Como polo logístico do Brasil Central, nossa cidade tem se consolidado junto ao mercado externo, especialmente quando se trata do agronegócio. Seguimos trabalhando para criar condições que possibilitem o avanço cada vez maior da nossa cadeia produtiva, gerando emprego e renda”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Nos primeiros oito meses de 2022, a soja puxou as compras feitas por outros países e respondeu por 81,09% das exportações uberlandenses até agosto. Resíduos da extração de soja (4,3%), milho (3,5%), derivados da soja (2,6%), e couro (2%) também se destacaram. China, Irã, Tailândia, Vietnã, Colômbia, Paraguai, Índia e Japão foram alguns dos principais parceiros econômicos.
Saiba mais em http://comexstat.mdic.gov.br/pt/comex-vis