Notícias

Paratleta de associação parceira da Futel conquista duas medalhas na Rome 2022 World Boccia Challenger

Mateus Carvalho, da CDDU/Futel/Praia Clube, representou a seleção brasileira em disputas individuais e por pares
13 de setembro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O paratleta Mateus Carvalho, do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) – associação parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e do Praia Clube – conquistou duas medalhas (uma de ouro e uma de prata) na Rome 2022 World Boccia Challenger, disputada na Itália, com a participação de paratletas de diversos países.

Representando a seleção brasileira na classe BC3 (jogadores que usam instrumentos auxiliares e podem ser ajudados por outra pessoa), a dupla formada por Mateus Carvalho e Evelyn Oliveira conquistou o ouro após vencer a Turquia por 3 a 2. Já na disputa individual, Mateus ficou com a prata após ser derrotado na final para Tak Wah Tse, de Hong Kong, por 4 a 1. Durante as disputas, tanto individual quanto por pares, Mateus esteve acompanhado pelo assistente esportivo Oscar Carvalho e pelo treinador Glênio Fernandes, profissional de educação física da Futel.

“Conquistar duas medalhas em uma competição internacional de alto nível, representando o Brasil e Uberlândia, é motivo de grande orgulho. A partir de agora, quero intensificar ainda mais os treinamentos para conquistar a tão desejada vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024”, destacou Mateus Carvalho.

O resultado na Rome 2022 World Boccia Challenger tem relação direta com o trabalho desenvolvido pela Futel, que mesmo durante a pandemia manteve a rotina de treinamento de todos os paratletas de alto rendimento com chances de convocação para competições nacionais e internacionais.  No caso da bocha, a Futel disponibiliza aos paratletas a estrutura do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) para treinamento e profissionais de educação física para acompanhá-los e instruí-los em treinos e provas.

Conquistas

Aos 29 anos, Mateus é um dos principais nomes da bocha paralímpica brasileira e soma importantes conquistas nacionais e internacionais ao longo da carreira, como o bicampeonato brasileiro (2015 e 2018), medalhas de ouro na Copa América de pares e equipes (2015), prata (individual) e ouro (pares) no Campeonato Regional das Américas (2018), ouro (pares) na Copa América (2019), bronze (individual) e ouro (pares) nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (2019), ouro (individual) e prata (pares) na Copa América (2021) e prata na 1ª etapa da Copa do Mundo de Bocha Paralímpica (2022).

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também