Notícias

Prefeitura amplia acesso a exames de saúde em parceria com clínicas particulares

Procedimentos cardíacos, endoscopias e colonoscopias estão sendo realizadas por meio de estabelecimentos de saúde credenciados
14 de setembro de 2022

No início de agosto, a Prefeitura de Uberlândia credenciou quatro clínicas particulares para realizar exames cardiológicos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa visa desafogar os agendamentos feitos no âmbito público e atender um número maior de pacientes com agilidade. No primeiro mês da parceria, cerca de 7 mil exames cardiológicos foram realizados. O objetivo é atender, até o fim do ano, 40 mil pacientes.

Os procedimentos se centram em ecocardiogramas, eletrocardiogramas, holters 24 horas, mapa ambulatorial de pressão arterial, testes de esforço (esteira), duplex de carótida e de membros inferiores (arterial e venoso). Os agendamentos são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, responsável também pelo contato com o paciente para informar locais e horários dos exames.

As consultas ocorrem de segunda a sábado, de acordo com a disponibilidade de horário de cada uma das clínicas parceiras. Após a realização do exame, o diagnóstico é entregue pela unidade de saúde municipal responsável pelo pedido de marcação. A apresentação do resultado de cada procedimento ao paciente acontece em até três dias.

“Os problemas cardiovasculares são os que mais matam no mundo. Quando o prefeito Odelmo Leão fez esse programa, o objetivo era que mais rapidamente as pessoas tivessem acesso aos exames e que pudéssemos cuidar ainda melhor do nosso povo. A realização dos exames ajudará na prevenção e no tratamento adequado das doenças cardiovasculares”, explica o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues.

Endoscopia e Colonoscopia

Além dos exames cardiológicos feitos em parceria com a rede privada, endoscopia e colonoscopia também estão sendo realizados em clínicas parceiras desde julho deste ano. São as clínicas IGEP e Endovita que estão realizando os procedimentos. O valor por atendimento repassados às clínicas é o tabelado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mais uma complementação realizada pelo Município. Desde então, 329 exames foram realizados.

“O credenciamento continua aberto e esperamos que mais clínicas façam esta adesão, dessa forma iremos agilizar e reduzir o tempo de espera para cada um desses exames para os munícipes”, informou o secretário.

Interessados em realizar o credenciamento tanto para exames cardiológicos quanto endoscopia e colonoscopia, podem acessar a cópia do edital nº 805/2021 tantono Portal da Prefeitura de Uberlândia quanto na própria Secretaria Municipal de Saúde, localizada no 3º andar do bloco 1 do Centro Administrativo Municipal, na avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica. O atendimento ocorre em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo (34) 3239-2678.

Veja Também