Notícias

Prefeitura amplia acesso a exames de saúde em parceria com clínicas particulares

Procedimentos cardíacos, endoscopias e colonoscopias estão sendo realizadas por meio de estabelecimentos de saúde credenciados
14 de setembro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No início de agosto, a Prefeitura de Uberlândia credenciou quatro clínicas particulares para realizar exames cardiológicos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa visa desafogar os agendamentos feitos no âmbito público e atender um número maior de pacientes com agilidade. No primeiro mês da parceria, cerca de 7 mil exames cardiológicos foram realizados. O objetivo é atender, até o fim do ano, 40 mil pacientes.

Os procedimentos se centram em ecocardiogramas, eletrocardiogramas, holters 24 horas, mapa ambulatorial de pressão arterial, testes de esforço (esteira), duplex de carótida e de membros inferiores (arterial e venoso). Os agendamentos são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, responsável também pelo contato com o paciente para informar locais e horários dos exames.

As consultas ocorrem de segunda a sábado, de acordo com a disponibilidade de horário de cada uma das clínicas parceiras. Após a realização do exame, o diagnóstico é entregue pela unidade de saúde municipal responsável pelo pedido de marcação. A apresentação do resultado de cada procedimento ao paciente acontece em até três dias.

“Os problemas cardiovasculares são os que mais matam no mundo. Quando o prefeito Odelmo Leão fez esse programa, o objetivo era que mais rapidamente as pessoas tivessem acesso aos exames e que pudéssemos cuidar ainda melhor do nosso povo. A realização dos exames ajudará na prevenção e no tratamento adequado das doenças cardiovasculares”, explica o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues.

Endoscopia e Colonoscopia

Além dos exames cardiológicos feitos em parceria com a rede privada, endoscopia e colonoscopia também estão sendo realizados em clínicas parceiras desde julho deste ano. São as clínicas IGEP e Endovita que estão realizando os procedimentos. O valor por atendimento repassados às clínicas é o tabelado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mais uma complementação realizada pelo Município. Desde então, 329 exames foram realizados.

“O credenciamento continua aberto e esperamos que mais clínicas façam esta adesão, dessa forma iremos agilizar e reduzir o tempo de espera para cada um desses exames para os munícipes”, informou o secretário.

Interessados em realizar o credenciamento tanto para exames cardiológicos quanto endoscopia e colonoscopia, podem acessar a cópia do edital nº 805/2021 tantono Portal da Prefeitura de Uberlândia quanto na própria Secretaria Municipal de Saúde, localizada no 3º andar do bloco 1 do Centro Administrativo Municipal, na avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica. O atendimento ocorre em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo (34) 3239-2678.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também