Notícias

Cineclube Cultura exibe dois filmes nacionais na noite desta terça (20)

Soberano e Matou a Família e Foi ao Cinema serão exibidos no Cineteatro Nininha Rocha
20 de setembro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Para fomentar ainda mais a cultura e a arte em Uberlândia, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove, nesta terça-feira (20), mais um Cineclube Cultura, exibindo obras da dramaturgia brasileira.

Para a próxima sessão, que ocorre às 19h, no Cineteatro Nininha Rocha, no Centro Municipal de Cultura (antigo Fórum), haverá a exibição do filme Soberano, dirigido por Kiko Mollica e Ana Paula Orlandi, e Matou a Família e Foi ao Cinema, de Júlio Bressane. A entrada é gratuita.

Soberano

Dirigido por Kiko Mollica e Ana Paula Orlandi, o documentário “Soberano” resgata a trajetória de um marco histórico do cinema brasileiro: o bar-restaurante Soberano, celebrizado como escritório informal dos profissionais de cinema da Boca do Lixo, em São Paulo.

A história do Soberano se confunde com a da produção cinematográfica da Boca do Lixo. Considerada a “Hollywood Brasileira”, a Boca do Lixo flertou com o cinema marginal nos anos 60 para então abraçar a pornochanchada na década de 70, quando chegou a produzir cerca de 60 dos 90 filmes realizados por ano no Brasil.

Matou a Família e Foi ao Cinema

Quando rodou Matou a Família e Foi ao Cinema em 12 intensos dias no fim dos anos 1960, Júlio Bressane quebrou paradigmas estéticos e narrativos da cinematografia nacional, ofereceu novas possibilidades para o Cinema Novo e precursionou o Cinema Marginal e outros movimentos niilistas e de vanguarda.

Prestigie!

O quê:  Cineclube Cultura

Quando: nesta terça-feira (20)

Horário: às 19h

Local: Cineteatro Nininha Rocha, no Centro Municipal de Cultura – Praça Jacy de Assis, Centro.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também