Notícias

Futel celebra datas importantes para pessoas com deficiência com eventos e projeto

Nesta quarta (21) e quinta-feira (22), são comemorados o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico
21 de setembro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Como forma de celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, nesta quarta-feira (21), e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, nesta quinta (22), a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) tem três grandes ações nos próximos dias. A partir de sábado (24), a Arena Sabiazinho recebe o Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, promovido pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), com apoio da Futel e participação de quase 400 pessoas, representantes de 45 clubes de todo o país. A competição segue até o dia 30 de setembro.

Também no sábado (24), das 9h às 12h, acontece o Festival Paralímpico Loterias Caixa, no Sesi Gravatás, com participação de aproximadamente 150 crianças e adolescentes nas modalidades de bocha, tênis, atletismo e halterofilismo. Já na terça-feira (27), será implantado o projeto ‘Bike do Bem’, que oferece passeios gratuitos a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no Parque do Sabiá, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Além dessas iniciativas, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, desenvolve um trabalho considerado referência no paradesporto, com capacidade para atender quase 600 pessoas, desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, nas modalidades de atletismo, bocha, goalball, halterofilismo, iniciação ao paradesporto, natação, parabadminton e paradesporto escolar. As atividades são oferecidas no Sesi Gravatás, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) e no UTC.

“O trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia permitiu que o município se tornasse uma das maiores referências nacionais em paradesporto, o que representa uma grande conquista para nossa cidade. Hoje temos condições de atender paratletas em diversas modalidades e proporcionar a eles toda a estrutura para que se desenvolvam no paradesporto”, disse o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.

Dentre os muitos paratletas que se destacam em nível mundial está Mateus Carvalho, do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), associação parceira da Futel. Na última semana, representando a seleção brasileira, ele conquistou duas medalhas (uma de ouro e outra de prata) na Rome 2022 World Boccia Challenger, disputada na Itália, com a participação de paratletas de diversos países.

“Tenho contato com os esportes desde a minha infância, quando comecei na natação, modalidade pela qual tenho um carinho muito grande. Porém, quando fui para a bocha, vislumbrei uma possibilidade de crescimento enorme, o que se concretizou após passar a vivenciar o esporte de maneira intensa todos os dias, sempre com muito amor e dedicação. Por tudo isso, tenho uma satisfação imensa por poder viver do esporte e me considerar um atleta paralímpico”, ressaltou Mateus.

Halterofilismo e atletismo

Outros destaques incluem a equipe de halterofilismo CDDU/Futel/Praia Clube, que em julho conquistou 40 medalhas no Regional Open das Américas, disputado em Saint Louis, nos Estados Unidos, e a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), parceira da Futel e do Praia Clube, que nos últimos meses conquistou uma medalha de ouro no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, 14 medalhas no Campeonato Brasileiro de Atletismo da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) e medalha de ouro no Desafio CPB/CBAt de Atletismo.

Vagas abertas

A Futel está com vagas abertas para iniciação esportiva nas modalidades de atletismo, bocha, goalball, halterofilismo e parabadminton. As atividades são voltadas a pessoas com deficiências físicas ou intelectuais, de 9 a 18 anos, tanto no masculino quanto no feminino.

Para se inscrever, os interessados devem se dirigir ao CIE (no caso de bocha, goalball e parabadminton) ou ao Sesi Gravatás (no caso de atletismo e halterofilismo) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, acompanhados por um responsável e apresentar documento de identidade, atestado médico e comprovante de residência.

Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também