Notícias

Líder do Executivo inaugura viaduto da avenida dos Municípios

Entrega vai beneficiar a trafegabilidade entre as regiões Centro, Oeste e Sul de Uberlândia
22 de setembro de 2022
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A mobilidade urbana de Uberlândia continua avançando. Nesta quinta-feira (22), o prefeito Odelmo Leão realizou a entrega oficial da obra do viaduto da avenida dos Municípios, batizado com o nome do empresário uberlandense Alfredo Júlio Rezende. A obra foi edificada entre a rua Virgílio Melo Franco, no bairro Tabajaras, e a rua Triângulo Mineiro, no Patrimônio, passando sobre a avenida Rondon Pacheco. A inauguração do equipamento de mobilidade urbana se torna uma alternativa a mais para quem trafega pelas regiões central, oeste e sul da cidade, facilitando a vida dos motoristas e encurtando caminhos do transporte público.

“Nossa cidade não para. Crescer é importante, mas também demanda zelo e planejamento. Portanto, a construção deste viaduto mostra nosso empenho e compromisso com a mobilidade urbana. Essa obra vai reduzir o tempo de viagem e gerar qualidade de vida para o trabalhador que necessita desse meio de locomoção”, celebrou o prefeito.

A construção segue o conceito de obra de arte devido às suas dimensões, aspectos e integração com o ambiente, tendo sido concebida como fruto da união do trabalho de especialistas, como engenheiros e arquitetos. A obra teve início em 2021, sendo acompanhada pela Secretaria Municipal de Obras e realizada pela empresa licitada, Grada Construtora Ltda. O viaduto conta com 14,20 metros de largura, 215 metros de comprimento e cinco metros de altura livre (vãos principais sobre a avenida Rondon Pacheco). A estrutura da pista dispõe de quatro faixas de rolamento para veículos, sendo duas sentido em cada sentido.

Para o secretário de Obras, Norberto Nunes, a entrega deste equipamento de mobilidade urbana ratifica o compromisso da gestão Odelmo Leão com a população de Uberlândia. “Em termos de tamanho, esse viaduto está entre as mais extensas obras edificadas nos últimos meses pela Prefeitura. Acredito que vai proporcionar grande comodidade aos usuários. Ficou uma obra digna e de muita qualidade, tal qual nosso povo merece”, afirmou.

Benefício à população

A nova passagem diminuirá o tempo de viagem de aproximadamente oito mil passageiros (considerando o fluxo do período anterior à pandemia) de seis linhas do transporte público coletivo, além dos mais de 70 mil carros que passam pelo local todos os dias.

Para os veículos que passam pela região, não houve alteração de sentido nas marginais de acesso. Além disso, quem segue sentido Prefeitura-Cidade Jardim deve subir pela rua da Carioca e entrar na rua Liberdade para pegar a rotatória de acesso ao viaduto. Já quem segue sentido Cidade Jardim-Prefeitura deve seguir pela rotatória da rua Liberdade para passar pelo viaduto.

A construção do viaduto foi financiada pelo Ministério das Cidades, por meio do Pró-Transportes, para a retomada do Uberlândia Integrada. O recurso obtido junto à Caixa Econômica Federal é de caráter vinculado, com utilização permitida em obras estruturais de mobilidade. Diretamente, o viaduto vai beneficiar bairros como Tabajaras, Patrimônio, Copacabana e Lídice.

Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves, serão inúmeros os ganhos do ponto de vista de mobilidade urbana. “Vai ligar regiões da cidade que careciam de equipamentos como este. Semáforos, neste tipo de cruzamento, não dão conta do fluxo de veículos. Devemos destacar ainda o quanto o viaduto vai garantir mais segurança e agilidade para todos que ali passarem”, disse.

Líder do Executivo inaugura viaduto da avenida dos Municípios 1
Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Com a entrega de mais esta obra de mobilidade, a Prefeitura consegue ampliar a interligação das vias entre os bairros adjacentes, somado a outros investimentos feitos recentemente. O viaduto passa a integrar o complexo viário que contempla ainda o Elevado Aldorando Dias de Souza, a Ponte Ayrton Teodoro e as novas trincheiras da avenida Getúlio Vargas suprindo assim as demandas do trânsito da região.

Alfredo Júlio Rezende

O falecido empresário uberlandense Alfredo Júlio Rezende, um dos precursores do agronegócio no município, foi escolhido para nomear o viaduto. Criador da empresa Rezende Alimentos, uma das maiores expoentes da agroindústria brasileira, Alfredo foi um dos grandes colaboradores para o desenvolvimento econômico do município.

Sua história no empreendedorismo teve marco inicial no ano de 1958, com a criação de uma pequena granja. Depois de muito trabalho e determinação, quatro anos mais tarde, o projeto se transformou na Granja Rezende S. A. A partir daí, o sucesso do visionário uberlandense alçou voos ainda maiores e rompeu fronteiras. Alfredo faleceu em 28 de maio de 2017, aos 78 anos.

Líder do Executivo inaugura viaduto da avenida dos Municípios 2
Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU
Compartilhe:
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja Também