Desde o último sábado (24), a Arena Sabiazinho sedia o Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, promovido pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), com apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). A competição é aberta ao público e segue até sexta-feira (30), com a participação de 45 clubes de todo o país, totalizando quase 400 pessoas (149 paratletas, 153 staffs, 42 treinadores, 15 membros da coordenação, 22 árbitros e 2 classificadores).
Para receber a competição, a Arena Sabiazinho foi dividida em dez quadras e tem recebido partidas simultâneas, tanto no masculino quanto no feminino. As disputas acontecem diariamente, a partir das 9h30, e são abertas ao público. “Mais uma vez, Uberlândia recebe um evento de destaque nacional, o que se deve não apenas à excelente estrutura do município, mas, também, ao fato de que a cidade se consolidou como uma referência em paradesporto, graças aos constantes investimentos feitos pela Prefeitura de Uberlândia”, disse o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.
As associações parceiras da Futel têm cinco representantes na competição, sendo quatro da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) – Cristiano Silva, Luiz Humberto Naves Filho, Pedro Henrique e Gustavo David – e um do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) – Mateus Carvalho.
“Se hoje nossa cidade se consolidou como uma referência nacional em paradesporto, muito se deve ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, que fornece excelentes profissionais e toda a estrutura necessária para que os paratletas treinem, se desenvolvam e participem de competições”, destacou o paratleta Mateus Carvalho, que venceu seus dois primeiros jogos no primeiro dia de competição.