Pautada na valorização à vida, a Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil realizou, nesta segunda-feira (26), uma palestra de conscientização sobre o movimento de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. O encontro, que integra as ações do projeto Novo Caminho, contou com a participação de jovens infratores do Centro Socioeducativo de Uberlândia (Cseub) e buscou mostrar a importância da resolução de conflitos internos em detrimento de questões existenciais.
“Os socioeducandos recebem essas atividades de modo muito positivo. No caso específico do Setembro Amarelo, os jovens costumam relatar para nossa psicóloga que têm conhecimento de pessoas que, por vezes, atentaram contra a própria vida, e que não sabiam como agir no momento. Então, as palestras que oferecemos têm exatamente esse intuito, ajudar quem vivencia situações do tipo”, destacou a coordenadora de reinserção social da secretaria, Brenda Nunes.
Por meio de palestras, rodas de conversas e atividades lúdicas, são debatidos temas de cunho social para contribuir com a ressocialização dos internos. A iniciativa da Prefeitura de Uberlândia, que segue até o fim do mês, abrange ainda os reclusos da Casa de Semiliberdade.
Projeto Novo Caminho
O projeto Novo Caminho oferece formação complementar para o exercício da cidadania e a preparação para a iniciação ao trabalho. O objetivo é contribuir na redução da reincidência infracional e na prevenção da exploração dos egressos por atividades ilegais, especialmente o tráfico de drogas.
Para complementar os cursos oferecidos por instituições de ensino, parceiras no projeto, a Diretoria de Prevenção às Drogas e Reinserção Social realiza oficinas reflexivas e interativas em torno das seguintes temáticas: relações societárias, convívio familiar e social, prevenção às drogas, sexualidade e rede de cuidados.