Notícias

Campanha de vacinação contra poliomielite e multivacinação termina nesta sexta-feira (30)

Meta, em todo o país, ainda está abaixo do índice preconizado pelo Ministério da Saúde
27 de setembro de 2022
Divulgação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação está em sua etapa final e muitas famílias ainda não levaram as crianças para receberem os imunizantes. Enquanto a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de atingir 95% do público-alvo, em Uberlândia o índice está em 56%, ou seja, quase 19 mil crianças ainda não receberam suas doses. O dado também reflete a realidade do país, onde a cobertura vacinal divulgada no último sábado (24), pelo Ministério da Saúde, revela a imunização de 41% do público-alvo (6 milhões de 14,3 milhões). Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde encerra a Campanha na próxima sexta-feira (30).

Para oferecer a vacina, a Prefeitura de Uberlândia não mediu esforços e está disponibilizando as doses em 74 salas de vacinação de unidades municipais de saúde. Além de busca ativa junto aos pais por meio dos contatos disponíveis nas respectivas unidades de referência, também foi iniciada ação em todas as escolas municipais e em algumas da rede particular com o objetivo de imunizar os estudantes. O trabalho é uma parceria das secretarias municipais de Saúde, por meio do Programa Saúde Escolar e do Programa Municipal de Imunização e da rede de Atenção Primária, e de Educação.

“A vacina contra a pólio é uma vacina de campanha, então mesmo com o cartão em dia, as crianças com idade entre um e cinco anos devem receber a gotinha. A paralisia infantil já retornou em vários países e, infelizmente, no Brasil estamos aguardando onde e quando será o primeiro caso devido à baixa cobertura de rotina e da campanha. Precisamos de responsabilidade dos pais nesse momento tão importante”, afirmou a coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura de Uberlândia, Cláubia Oliveira.

Em relação à Campanha de Multivacinação, ela serve para atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e jovens de zero a 15 anos de idade.

Locais de vacinação

O Município tem à disposição 74 salas de vacina. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) elas estarão funcionando das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), será das 8h às 18h, sendo que as unidades dos bairros Brasil e Tocantins, devido ao Horário do Trabalhador, funcionam até as 20h.  Nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) – exceto Morumbi, São Jorge –, também haverá vacinação. O horário de atendimento é das 8h às 20h.

Veja Também