Com o objetivo de disseminar a cultura e a arte em Uberlândia, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove, nesta terça-feira (27), mais um Cineclube Cultura, exibindo obras da dramaturgia brasileira.
Para a próxima sessão, que ocorre às 19h, no Cineteatro Nininha Rocha, no Centro Municipal de Cultura, haverá a exibição do curta-metragem Documentário, de 1966, dirigido por Rogério Sganzerla, que também esteve à frente do clássico O Bandido da Luz Vermelha. A entrada é franca.
Documentário
Em uma tarde de ócio e falta de rumo pelas ruas de São Paulo, dois jovens dialogam sobre o que fazer, tendo somente como motivação aquilo de que trata esta estreia de Sganzerla no cinema: o próprio cinema. Lançado em 1966, os atores Vitor Lotufo e Marcelo Magalhães atuaram na obra.
O Bandido da Luz Vermelha
O Bandido da Luz Vermelha é um filme brasileiro de 1968, do gênero policial, dirigido por Rogério Sganzerla. Inspirado nos crimes do famoso assaltante João Acácio Pereira da Costa, apelidado de “Bandido da Luz Vermelha”. Este filme é considerado um clássico do cinema marginal. Sganzerla tinha 22 anos quando o dirigiu.
Uma continuação dirigida por Ícaro Martins e Helena Ignez, viúva de Sganzerla, foi lançada em 2010 sob o título de Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha. Em novembro de 2015, o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Foi listado por Jeanne O Santos, do Cinema em Cena, como “clássicos nacionais”.
Prestigie!
O quê: Cineclube Cultura
Quando: nesta terça-feira (27)
Horário: às 19h
Local: Cineteatro Nininha Rocha, no Centro Municipal de Cultura – Praça Jacy de Assis, Centro.