Notícias

Paratletas conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica

Mateus Carvalho, da equipe CDDU/Futel/Praia Clube, conquistou a medalha de ouro e Cristiano Silva, da Aparu/Futel/Praia Clube, ficou com a prata
28 de setembro de 2022

Os paratletas de associações parceiras da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) estão entre os destaques do Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, que está sendo disputado na Arena Sabiazinho desde o último sábado (24). Nesta quarta-feira (28), Mateus Carvalho, do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU/Futel/Praia Clube), conquistou medalha de ouro na classe BC3 após derrotar Rubens Júnior, de São José dos Campos (SP), por 5 a 1. Já Cristiano Silva, da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu/Futel/Praia Clube) ficou com a prata na classe BC2, após ser derrotado por Maciel Santos, de Mogi das Cruzes (SP), pelo placar de 13 a 0.

Paratletas conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica 1

“Esse foi meu tricampeonato brasileiro e a conquista se tornou ainda mais especial por ter acontecido em Uberlândia, com presença de tantos amigos e familiares. Fiquei muito feliz pelo desempenho alcançado em todos os jogos e orgulhoso de mais essa conquista”, destacou Mateus.

Cristiano Silva também comenta sobre o resultado obtido. “Neste ano, a competição está com um nível bastante elevado e, mesmo assim, fiz bons jogos e cheguei à final, disputada contra o primeiro colocado no ranking mundial na classe BC2, que não perde um campeonato brasileiro há 18 anos. Estou muito orgulhoso do meu desempenho e só tenho a agradecer à Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, por todo o apoio que dá ao paradesporto em nossa cidade”, ressaltou.

Paratletas conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica 2

Próximos dias de competição

Promovido pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), com apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, o Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica é aberto ao público e segue até sexta-feira (30), com a participação de 45 clubes de todo o país, totalizando quase 400 pessoas (149 paratletas, 153 staffs, 42 treinadores, 15 membros da coordenação, 22 árbitros e 2 classificadores).

Para receber a competição, a Arena Sabiazinho foi dividida em dez quadras e tem recebido partidas simultâneas, tanto no masculino quanto no feminino, a partir das 9h30. A partir desta quarta (28), outros três representantes da Aparu/Futel/Praia Clube – Luiz Humberto Naves Filho, Pedro Henrique e Gustavo David – entram em quadra para disputar seus jogos na competição. “Parabenizo Mateus e Cristiano pelo excelente desempenho e desejo boa sorte a Luiz Humberto, Pedro e Gustavo. Todos orgulham Uberlândia dentro e fora das quadras e são grandes exemplos de determinação”, completou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.

Compartilhe:

Veja Também