Objetivando auxiliar na recuperação de dependentes químicos, a Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil realizou, nesta terça-feira (27), na comunidade terapêutica Peniel, uma palestra com o tema “Comunicação não Violenta”. A atividade, comandada por um psicólogo da pasta, atendeu a uma das propostas do projeto Recomeço, que trabalha, mensalmente, assuntos variados com os assistidos pelas comunidades terapêuticas conveniadas à Prefeitura de Uberlândia.
Por meio do projeto, a secretaria promove, além de palestras, atividades esportivas, rodas de conversas e oficinas culturais de dança e grafite. As ações preventivas contribuem com as possíveis recaídas dos assistidos. Os exercícios também auxiliam para um retorno saudável ao cotidiano fora das comunidades terapêuticas.
Segundo o secretário da pasta, Ivan Nunes, a escolha pelo tema de setembro, assim como acontece nos demais meses do ano, esteve atrelada às demandas apresentadas pelas próprias comunidades parceiras. “Em setembro, atendendo às sugestões, realizamos palestras sobre a Comunicação não Violenta. Conflitos existem e precisamos entender quais são as causas para resolvê-los de modo harmônico. A melhor maneira é não ignorar, mas sim, acolher e tentar compreender as razões motivadoras”, opinou.
As palestras realizadas com a temática do mês têm encerramento previsto para esta quarta-feira (28), quando a comunidade terapêutica Vida Nova receberá o conteúdo preparado pela Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil.
Projeto Recomeço
O projeto Recomeço consiste no desenvolvimento de ações, a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e comunidades terapêuticas do município, que potencializam as habilidades pessoais dos assistidos. As atividades complementam o trabalho desenvolvido nas comunidades para resistência ao uso de substâncias psicoativas, além de auxiliarem na reinserção social dos acolhidos.