Terminou, na noite desta quinta-feira (29), o Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, promovido pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), com apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). A competição foi realizada na Arena Sabiazinho, começou no sábado (24) e reuniu quase 400 pessoas, entre paratletas, staffs, treinadores, membros da coordenação, árbitros e classificadores.
As parceiras da Futel – Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) – foram representadas por cinco paratletas e conquistaram três medalhas: uma de ouro por Mateus Carvalho (CDDU/Futel/Praia Clube), na classe BC3; uma de prata por Cristiano Silva (Aparu/Futel/Praia Clube), na classe BC2, e uma de bronze por Gustavo David (Aparu/Futel/Praia Clube), na classe BC3. Também disputaram a competição Luiz Humberto Naves Filho e Pedro Henrique, ambos da Aparu/Futel/Praia Clube.

Como lembra o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta, a competição foi realizada em Uberlândia devido à estrutura oferecida pela cidade. “Tivemos a presença de 45 clubes de todo o país e recebemos muitos elogios por conta da Arena Sabiazinho e do trabalho desenvolvido pela Futel junto ao paradesporto. É graças ao constante apoio da Prefeitura de Uberlândia que nossa cidade se consolidou como uma referência internacional em diversas modalidades paralímpicas, sendo a bocha um grande exemplo”, disse.
O presidente da Ande, Artur Cruz, elogia o evento. “Uberlândia está de parabéns pela sua estrutura esportiva e por contar com uma Prefeitura que sabe da importância do paradesporto e proporciona as condições ideais para que seus paratleltas treinem e disputem competições”, ressaltou.
O paratleta Mateus Carvalho, que conquistou o tricampeonato brasileiro, fala sobre a competição. “Foi um momento muito marcante e fico feliz com o meu desempenho, não só pela medalha de ouro, mas por ter jogado bem em todas as partidas disputadas”, completou.