A Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) – associação parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e do Praia Clube – disputa, a partir desta quarta-feira (5), importantes competições paralímpicas, nas modalidades de atletismo e parabadminton.
As duas primeiras são o Meeting Loterias Caixa de Atletismo e o Desafio CPB x CBAt (Comitê Paralímpico Brasileiro e Confederação Brasileira de Atletismo), que acontecem no campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.
A equipe Aparu/Futel/Praia Clube será representada por nove paratletas no Meeting Loterias Caixa de Atletismo: Clayton Pacheco (salto em distância e arremesso de peso), Edmar Oliveira (lançamento de dardo), Fábio Silva (lançamento de dardo e arremesso de peso), Fernando Fernandes (salto em distância), João Victor Borges (arremesso de peso e lançamento de disco), Mauro Evaristo (arremesso de peso), Rafaela Divina (lançamento de disco), Rodrigo Parreira (salto em distância) e Wellington Fernandes (salto em distância e arremesso de peso).
Destes, seis também disputam o Desafio CPB x CBAt: Clayton Pacheco, Edmar Oliveira, Mauro Evaristo, Rafaela Divina, Rodrigo Parreira e Wellington Fernandes.
Entre quinta-feira (6) e domingo (9), será a vez dos paratletas Márcio Silva e Núbia Nascimento, que vão disputar o Campeonato Brasileiro de Parabadminton, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo.
Já no sábado (8), 65 paratletas da equipe Aparu/Futel/Praia Clube disputam o Meeting Loterias Caixa de Atletismo, que acontecerá no Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
Segundo a coordenadora de paradesporto da Futel, Fernanda Costa, a expectativa é excelente para as três competições. “Em todas elas, a equipe Aparu/Futel/Praia Clube será representada por paratletas experientes, que têm treinado bastante e conquistado importantes resultados em todas as competições que participam. Por isso, acredito que teremos grandes conquistas tanto no atletismo quanto no parabadminton”, completou.
Apoio ao paradesporto
A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, oferece aos paratletas toda a estrutura para treinamento- o Sesi Gravatás (espaço da FIEMG) no caso do atletismo e o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) é voltado ao parabadminton-, além de fornecer profissionais de educação física para acompanhá-los e instruí-los em treinos e competições.