Notícias

Dia Nacional do Atletismo é comemorado neste domingo (9)

Modalidade é bastante difundida pela Futel, tanto na iniciação quanto no alto rendimento e no apoio e realização de corridas
7 de outubro de 2022

Comemorado neste domingo (9), o Dia Nacional do Atletismo homenageia uma das modalidades que mais tem crescido no Brasil nos últimos anos. Em Uberlândia, o esporte é praticado por pessoas das mais diversas faixas etárias, o que tem ligação direta com o trabalho desenvolvido pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).

No caso de crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 18 anos, a Futel oferece aulas e treinos gratuitos no Sesi Gravatás (espaço que integra o sistema FIEMG) e no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), com capacidade de atendimento de até 220 alunos.

No alto rendimento, a Futel mantém, desde o ano passado, uma parceria com o Praia Clube, que já vem dando excelentes resultados, incluindo conquistas nacionais como medalha de bronze nos 1.500 metros rasos no Campeonato Brasileiro sub-20, medalha de prata nos 800 metros rasos na Seletiva Nacional Gymnasiade Escolar 2022 e medalha de bronze na Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo, além de diversos títulos estaduais.

A Futel também incentiva o atletismo por meio das provas que integram o Circuito de Corridas da Futel. Nesse ano, já foram realizadas três competições: a Corrida da Infantaria (que aconteceu em maio, com a participação de cerca de 600 atletas), a Corrida do Bombeiro (que reuniu cerca de 600 pessoas em julho) e a Alferes Run (realizada em setembro, com a participação de mais de 500 corredores). Já em novembro será realizado o Desafio do Parque, prova que marca o encerramento do Circuito de Corridas da Futel em 2022.

Além disso, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, disponibiliza à população toda a estrutura do Parque do Sabiá para atividades físicas, inclusive a corrida, praticada diariamente por milhares de pessoas na pista de 5 km.

Também no Parque do Sabiá, a Futel oferece gratuitamente a caminhada orientada (às segundas e quartas, às 7h) e a corrida orientada (às segundas e quartas, às 6h, e às terças e quintas, às 18h30). As duas atividades têm vagas disponíveis e, para participar, é necessário ter idade mínima de 16 anos e se inscrever no Espaço Saúde, mediante apresentação de documento de identidade e atestado médico que comprove condições adequadas para a prática da atividade.

Dia Nacional do Atletismo é comemorado neste domingo (9) 1

Atletismo paralímpico

No paradesporto, a Futel também faz a diferença, ao ceder a estrutura do Sesi Gravatás aos paratletas da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) – parceira da Futel e do Praia Clube – e disponibilizar profissionais de educação física para treiná-los e acompanhá-los em treinos e competições. Não por acaso, a Aparu/Futel/Praia Clube é uma das principais equipes de atletismo paralímpico do país e conquistou, somente nos últimos meses, 14 medalhas de ouro no Meeting Loterias Caixa de Atletismo de Goiânia, uma medalha de ouro no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Fortaleza, 14 medalhas no Campeonato Brasileiro de Atletismo da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI) e medalha de ouro no Desafio CPB/CBAt de Atletismo.

Dia Nacional do Atletismo é comemorado neste domingo (9) 2

Relevância

Segundo o coordenador de atletismo da Futel, Robson Medeiros, a prática da modalidade proporciona diversos benefícios à saúde física e mental de quem a pratica. “O atletismo, que inclui corrida, lançamento e arremesso, é a base de todos os esportes e é capaz de fortalecer a musculatura, melhorar a qualidade do sono, prevenir a obesidade e até mesmo combater a depressão. Por isso é muito importante que a população tenho fácil acesso à modalidade, graças ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel”, completou.

Compartilhe:

Veja Também