Notícias

Unidades de saúde seguem com as campanhas de Multivacinação e contra a Poliomielite

7 de outubro de 2022

A Prefeitura de Uberlândia segue com as campanhas de Multivacinação e contra a Poliomielite até o dia 21 de outubro, de acordo com as orientações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. O objetivo é garantir atualização vacinal de crianças e adolescentes de zero a menores de 15 anos, elevando as coberturas vacinais e a proteção das crianças e adolescentes, além de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, que é transmissor da poliomielite.

Assim como na média nacional, a cobertura em Uberlândia contra a poliomielite, ainda está abaixo do esperado, com 74%. O preconizado pelo Ministério da Saúde é de no mínimo 95%. A vacina é a única forma de prevenção contra a doença que causa a paralisia infantil. Devem se vacinar contra a pólio crianças menores de cinco anos de idade, mesmo aquelas que já tenham iniciado o esquema vacinal.

Locais de vacinação

O município tem à disposição 74 salas de vacina. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) elas estarão funcionando das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), será das 8h às 18h, sendo que as unidades dos bairros Brasil e Tocantins, devido ao Horário do Trabalhador, funcionam até as 20h.  Nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) – exceto Morumbi, São Jorge –, também haverá vacinação. O horário de atendimento é das 8h às 20h.

Veja Também