O prefeito Odelmo Leão participou, na noite desta sexta-feira (7), de palestra virtual ministrada pelo ex-ministro da Agricultura e presidente do Instituto Fórum do Futuro, Alysson Paolinelli, com o tema “Agronegócio no Brasil atual e no futuro”. O evento tem realização da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), com apoio do Sindicato Rural de Uberlândia e Sociedade Médica de Uberlândia.
Paolinelli contou da trajetória em prol das melhorias no campo desde os anos 1970, com enfoque na revolução agrícola tropical sustentável e seu papel de potencializadora para a produção de alimentos. Ao saudar os participantes, o ex-ministro destacou a importância da relação de amizade com o chefe do Executivo para a expansão da agropecuária. A narrativa destacou, entre tantos pontos, o estímulo ao uso de remineralizadores do solo – desde 2017, Uberlândia estimula estudos e aplicação do pó de basalto.
“É de enorme satisfação obter conhecimento com essa referência que é o amigo Alysson Paolinelli e, acima de tudo, reconhecermos, nos caminhos apontados por ele, que Uberlândia tem seguido firme no agronegócio de forma competitiva e sustentável. Fica meu cumprimento e agradecimento aos parceiros da Adesg e toda a classe de produtores rurais comprometidos com a produção de qualidade”, destacou o prefeito.
Basalto em Uberlândia
A partir de 2017, quando retornou à frente da gestão municipal em Uberlândia, o prefeito Odelmo Leão começou a estimular estudos sobre o uso de pó de basalto na lavoura. A cidade encontra-se sobre um extenso maciço dessa rocha silicática de origem vulcânica e logo constatou-se que a versão granulada possuía altas taxas de minérios importantes para a sanidade do solo, como magnésio, cálcio, silício e potássio.
Desde 2019, a Prefeitura de Uberlândia incorporou como política pública o estudo e a disseminação do uso de pó de rocha para recuperação do solo. Rico em minerais portadores de nutrientes e condicionadores de solos, esse material é capaz de auxiliar na recuperação dos solos de forma mais natural possível e com viabilidade econômica, que é o grande desafio de todo produtor.
Em um primeiro momento, o foco se voltou para o basalto, mineral abundante em Uberlândia e com altas concentrações de cálcio, magnésioe silício. Com o lançamento do marco fundamental do Polo Agromineral Verde, em dezembro do ano passado, as pesquisas se expandiram para outros tipos de rocha também presentes na região, como é o caso do micaxisto.
Paralelamente a esse trabalho, a Prefeitura também faz testes, com apoio de parceiros, para aplicação dos remineralizadores em lavouras de diversos portes e localidades diferentes. Além disso, busca ampliar a logística da região e incentivar a adesão de mineradoras e produtores rurais ao projeto.
Em julho deste ano, por exemplo, após gestão da Prefeitura de Uberlândia, o governo federal incluiu os remineralizadores de solo no Plano Safra 2022/2023, o que estendeu para essa finalidade a obtenção de linha de crédito dentro do programa de apoio à agropecuária nacional. O Município ainda tem apoiado as mineradoras na regulamentação para produção e comercialização do pó de rocha junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).