Notícias

Ternos celebram 145 anos da Festa de Congada em Uberlândia

Evento apoiado pela Prefeitura chega ao fim com desfiles e descida dos mastros na Praça do Rosário
9 de outubro de 2022
Fotos: Danilo Henriques - Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

A tradicional celebração aos 145 anos da Festa do Congado reuniu, neste domingo (9), milhares de devotos pelas ruas centrais de Uberlândia. O primeiro dia do encerramento contou com desfile ao longo da Avenida Floriano Peixoto até as apresentações e descida dos mastros na praça do Rosário. Desde o fim de setembro, são realizadas novenas com terços e missas. A programação é de responsabilidade da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A edição deste ano foi marcada pelo retorno dos ternos às ruas – após o período de isolamento social devido à pandemia de Covid-19. A festa tem encerramento na segunda-feira (10).

Ternos celebram 145 anos da Festa de Congada em Uberlândia 1
Fotos: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

O Prefeito Odelmo Leão marcou presença pela manhã deste domingo, com devoção aos Santos padroeiros no altar. Do lado externo da igreja, na festividade, ele cumprimentou os congadeiros a cada apresentação. 

“O Congado é um patrimônio que encanta pela cultura e história, e somos gratos por Uberlândia ter essa tradição sendo repassada com os ternos e atrair tanta gente. São 145 anos, e pretendemos sempre fomentar a celebração pra todas as gerações”, pontuou. 

Acompanhado do irmão e da prima, o dançarino Guilherme Santos prestigiou de perto, por mais um ano, as apresentações dos ternos. 

“Vejo a grandeza cultural e da arte das pessoas se reunirem todos os anos, e trazendo o público mais pra perto dessa tradição que é muito linda. O apoio da Prefeitura é sempre importante para que a gente consiga manter e cultivar essa essência linda que é o Congado de Uberlândia”, destacou.

Ternos celebram 145 anos da Festa de Congada em Uberlândia 2
Fotos: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Na direção administrativa da Irmandade, Cláudio Eduardo Rodrigues expôs a satisfação de ocupar as ruas com muita festa, trajes elaborados e a devoção. 

“A Prefeitura é grande apoiadora da nossa festa tem alguns anos, por meio de projetos de lei, concessão de fomento e, também, apoio logístico nas mais variadas áreas. É muito significativo pela história de resistência dessa festa, cultural e religiosa”, apontou.

Ternos celebram 145 anos da Festa de Congada em Uberlândia 3
Fotos: Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Veja Também