Notícias

Dmae recolhe cerca de 250 toneladas de areia e lixo no gradeado da ETE Uberabinha por mês

Somados às fortes chuvas, os materiais descartados de forma incorreta podem causar danos no fluxo da rede de esgoto
10 de outubro de 2022

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) recolhe, em média, 250 toneladas de areia e lixo por mês no gradeado da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. Projetada para esgoto sanitário, que é basicamente líquido, a rede pode entupir quando resíduos sólidos são descartados nela e ocasionar refluxo nas residências.

O gerente de tratamento de esgoto do Dmae, Marcelo Costa, destaca outros itens que também são encontrados presos ao gradeado, como: garrafas pet, sacos de estopa, embalagens de remédios e produtos de beleza. Tais resíduos, devem ser destinados de forma correta para não gerar problemas futuros.

“Vale destacar que o município, por meio do Dmae, disponibiliza o serviço de coleta de lixo, que atende todo o perímetro urbano, além da coleta seletiva. Então, o descarte incorreto pode ser evitado”, completa Marcelo.

ETE UBERABINHA BY MARLUCIO (11).JPG


Ligações Cruzadas

Durante as precipitações, ocorre um agravante decorrente das ligações cruzadas que ocasionam refluxos nos poços de visita (PVs ou bueiros) e nas residências. Além do entupimento das redes devido ao descarte incorreto de lixo.

Ligar a rede pluvial direto na rede de esgoto sanitário pode impactar em refluxo em vias públicas ou residências, como explica o gerente de manutenção em redes de água e esgoto do Dmae, Lucas Rocha.

“Em período de chuva, ocorre um aumento no volume do esgoto devido às ligações cruzadas das residências, transformando a rede de conduto livre para forçado e transbordando nos pontos mais baixos”, pontua.

Lucas também chama a atenção para o descarte incorreto de gordura realizado nas casas, uma vez que, junto de fios de cabelo e outros itens, gera uma espécie de bucha que obstrui a rede de esgoto. Para o gerente de manutenção em redes de água e esgoto, também é necessário observar o destino dos elementos.

“Fazer a limpeza da caixinha de gordura, recolher fios de cabelo e outros é essencial para que esse material não vá para a rede e cause transtornos”, conclui o gerente.

Compartilhe:

Veja Também