A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) comemora, nesta terça-feira (11), o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência com atividades gratuitas voltadas aos integrantes de quatro associações parceiras: Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi) e Associação dos Deficientes Visuais do Triângulo (Adevitrim).
O evento, realizado com o apoio de diversas empresas de Uberlândia, será no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema FIEMG), a partir das 14h30, com programação que inclui a palestra “Mitos e verdades na nutrição”, proferida pelo nutricionista esportivo Elimar Moura, apresentações dos cantores Graziella Oliveira e Diogo Leão, sorteios de brindes e outras atividades.
Segundo a coordenadora de paradesporto da Futel, Fernanda Costa, será um momento marcante para todos os participantes. “Além do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, que é comemorado na própria terça-feira (11), adiantaremos a celebração do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, que é comemorado em 13 de dezembro. Com isso, a Futel faz uma merecida homenagem a pessoas que nos inspiram diariamente”, destacou.
“Será um evento bastante divertido, com uma extensa programação preparada com muito carinho para proporcionar um dia inesquecível para todos os participantes”, ressaltou.
O diretor geral da Futel, Edson Zanatta, fala sobre o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia em prol das pessoas com deficiência. “A administração do prefeito Odelmo Leão tem grande preocupação não apenas com políticas públicas de acessibilidade, mas também com iniciativas que buscam oferecer a pessoas com deficiência oportunidades em diversas áreas, inclusive no paradesporto”, disse.
“Prova disso é que Uberlândia é referência nacional no paradesporto nas mais diversas modalidades, como halterofilismo, atletismo e bocha”, completou Zanatta.