Mais de 100 pessoas participaram do evento em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física promovido pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), na tarde desta terça-feira (11), no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema FIEMG). A celebração, que também antecipou o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual (comemorado em 13 de dezembro), foi voltada aos integrantes de quatro entidades parceiras da Futel: o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), a Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (ADEVIUDI) e a Associação dos Deficientes Visuais do Triângulo (Adevitrim).
O evento, realizado em conjunto com diversos parceiros e apoiadores, contou com ampla programação, incluindo a palestra “Mitos e verdades na nutrição”, proferida pelo nutricionista esportivo Elimar Moura, apresentações dos cantores Graziella Oliveira e Diogo Leão, cortes de cabelo, sorteios de brindes, entre outras atividades.
O diretor-geral da Futel, Edson Zanatta, destacou a importância da celebração. “Uma data tão importante não poderia passar em branco, portanto parabenizo todas as pessoas com deficiência pelas conquistas diárias e afirmo que a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, continuará a contribuir com essa importante causa”, afirmou.
A coordenadora de paradesporto da Futel, Fernanda Costa, também falou sobre a data. “Acompanho de perto a história de cada uma dessas pessoas e sei que são vencedoras dentro e fora do paradesporto. Por isso, fico muito feliz em participar dessa merecida homenagem”, disse.
A iniciativa foi aprovada pelos participantes. “Eventos como esse nos motivam a buscar cada vez mais a igualdade e nosso próprio espaço na sociedade. É também um momento de confraternização em que temos a oportunidade de construir e reforçar laços”, destacou o paratleta Gabriel Serafim.
“Além de trazer leveza para nossa rotina, esse tipo de iniciativa nos garante mais visibilidade, o que demonstra a preocupação da Prefeitura de Uberlândia em contribuir com o dia a dia das pessoas com deficiência”, ressaltou a paratleta Amanda Sousa.
Apoio ao paradesporto
A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, proporciona todas as condições adequadas para que paratletas treinem e disputem competições nas modalidades de atletismo, bocha, goalball, halterofilismo, natação e parabadminton. Para isso, disponibiliza a estrutura do Sesi Gravatás e do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), e fornece atendimento fisioterapêutico e treinadores para acompanhá-los em treinos e competições.
Não por acaso, Uberlândia é referência em paradesporto, com importantes conquistas nacionais e internacionais em diversas modalidades. Somente nas últimas duas semanas, por exemplo, a equipe CDDU/Futel/Praia Clube conquistou 26 medalhas no Meeting de Halterofilismo Paralímpico, 12 no Meeting de Atletismo Paralímpico e uma no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica. Já a Aparu/Futel/Praia Clube conquistou 96 medalhas no Meeting de Atletismo Paralímpico duas no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica.
Além de todo esse apoio, a Futel faz repasses a cinco entidades: o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), a Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi), a Associação dos Deficientes Visuais do Triângulo (Adevitrim) e a Associação dos Surdos e Mudos de Uberlândia (Asul), totalizando R$ 211,2 mil somente em 2022, valor que deve ter um aumento de 23,1% em 2023, quando passará para R$ 260 mil.