Notícias

Dmae executa mais de 19 mil metros de cercas de proteção pelo Programa Buriti

Ação visa áreas de Preservação Permanente (APP) em propriedades rurais
13 de outubro de 2022

Desde julho deste ano, o Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), já executou 19.843 metros lineares de cerca de proteção em Áreas de Preservação Permanente (APP’s) de 11 propriedades rurais localizadas às margens dos rios Uberabinha, Araguari e Ribeirão Bom Jardim. Além desta ação, o programa também executa curvas de nível, terraços, barraginhas de contenção de água pluvial e readequação de estradas.

Desde 2008, com o apoio dos produtores cadastrados, o programa do Dmae já construiu mais de 600 mil metros de cercas, o que resulta em mais de 6,5 mil hectares de áreas preservadas. Outra ação importante é o plantio de espécies nativas do cerrado em áreas degradadas. Nos últimos nove anos, foram realizados o plantio de aproximadamente 500 mil mudas, entre elas estão a do Ipê Branco, Sapucaia e Cedro.

Para o futuro, o Programa Buriti tem metas animadoras. “Nos meses de novembro e dezembro, realizaremos o trabalho de manutenção em 40 mil mudas plantadas em 2021 e também plantar mais 15 mil mudas”, conta o supervisor do programa, Masterson Ferreira.

Programa Buriti

O programa atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. O produtor rural não tem custo em implantar o programa. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail: programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.

Compartilhe:

Veja Também