Notícias

Zoológico Municipal inicia oficinas em celebração ao Dia das Crianças

Inscrições continuam abertas para participar das atividades que acontecem até esta sexta-feira (14)
13 de outubro de 2022

Oficinas sobre temas ambientais e ecológicos são oferecidas gratuitamente nesta quinta (13) e sexta-feira (14) no Zoológico Municipal. Aproveitando a semana de celebrações pelo Dia das Crianças (12 de outubro), a Prefeitura e Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, promove o evento “Nosso futuro em jogo: Mudanças climáticas sob olhares curiosos”. O intuito é despertar a curiosidade sobre o universo da flora e fauna, além de conscientizar sobre o processo da preservação ambiental.

As atividades são realizadas de forma interativa, com jogos, exposição, montagens de materiais, teatro, atividades manuais e visitas guiadas em trilhas ecológicas.   Além da equipe do Zoológico e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, participam o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Projeto Tamanduasas (parceria entre o Instituto Estadual de Florestas, IEF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Ibama)  e professores e alunos do curso de biologia de instituições de ensino superior.

“Temos oficinas durante o ano todo, recebemos escolas diariamente no Zoológico, mas, por ser uma semana especial, resolvemos fazer um formato diferente para que os pais pudessem participar também. A semana do “saco cheio” é uma semana que não tem aula nas escolas, por isso, fizemos um convite especial aos pais para que as crianças possam vir com a companhia e participação de seus responsáveis neste momento de conscientização”, destacou o diretor do Zoológico Municipal, Amado Júnior.

Nesta manhã, Pedro Lucas Souza Santos, de 9 anos, foi ao Zoológico Municipal aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre as aves de rapina, uma vez que é apaixonado por corujas e adora saber mais sobre o assunto.

“Hoje eu aprendi na oficina ‘Aves de rapina: o que são e o que fazem?’ sobre a diferença entre corujas, águias e gaviões, como acalmar esses animais e muitas outras  curiosidades interessantes”, conta o jovem sobre sua experiência.

Zoológico Municipal inicia oficinas em celebração ao Dia das Crianças 1
Cleiton Borges/ Secretaria Municipal de Governo e Comunicação- PMU

O engenheiro agrônomo Fabrício Pelizer fez questão de inscrever os três filhos para participar das oficinas com o intuito de que eles aprendam mais sobre o meio ambiente e se divirtam conhecendo os animais do zoológico.

“Essa iniciativa é muito importante porque auxilia na formação do cidadão, na sua consciência ambiental, no compartilhamento de informações, além da aprendizagem sobre os animais e ecossistema. Acredito que prover as crianças com essas atividades lúdicas é muito importante”, pontua Fabrício.

Para poder participar das oficinais disponíveis, é necessário realizar uma inscrição informando nome completo, idade, cidade e escola em que estuda, além do nome e telefone de contato de responsável, por meio do e-mail zoologico@uberlandia.mg.gov.br ou pelo telefone 3232-7223.

Confira a programação completa:

Zoológico Municipal inicia oficinas em celebração ao Dia das Crianças 2
Divulgação/PMU
Zoológico Municipal inicia oficinas em celebração ao Dia das Crianças 3
Divulgação/PMU
Zoológico Municipal inicia oficinas em celebração ao Dia das Crianças 4
Divulgação/PMU

Veja Também