Notícias

Prefeitura doa mais de 24 mil mudas por meio do Horto Municipal

Ação é intensificada no período chuvoso para moradores da área urbana e rural
14 de outubro de 2022
Cleiton Borges / Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Intensificar a arborização de forma inteligente e planejada traz inúmeros benefícios para a qualidade de vida da população. Com essa proposta, a Prefeitura de Uberlândia realiza, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, a doação de muda. Apenas neste ano, mais de 24 mil mudas de árvores ornamentais e frutíferas de espécies nativas produzidas pela equipe do Horto Municipal foram distribuídas gratuitamente.

Segundo a secretaria, entre janeiro e setembro, 6.176 mudas de pequeno e médio porte foram doadas apenas para a zona urbana, enquanto para a zona rural foram 10.732 mudas de espécies nativas. O Horto ainda produziu 7.220 mudas que foram plantadas pela própria Prefeitura nos logradouros e equipamentos públicos.

No período chuvoso, a Prefeitura, que já promove em larga escala a produção de diversas mudas durante todo o ano no Horto Municipal, intensifica as ações de incentivo do plantio das espécies nativas e propícias em Uberlândia.  A secretária de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Larissa Espíndula ressalta a importância da ação.

“Temos que aproveitar o período chuvoso que se inicia para plantarmos novas árvores, tanto no perímetro urbano quanto na zona rural. Vivemos em uma cidade que é considerada verde tendo em vista a quantidade de árvores que temos plantadas nas vias públicas e, por esse motivo, não podemos deixar de estimular o plantio e a consequente manutenção da nossa qualidade de vida”, disse a secretária.

Para o plantio em calçadas no perímetro urbano, estão disponíveis diversas espécies de pequeno e médio porte como Ipê Mirim, Cróton, Resedá, Quaresmeira, Chorão e algumas espécies frutíferas como Amora, Goiaba, Pitanga, Acerola, dentre outras. Para a zona rural, o Horto dispõe de árvores nativas como Ipês Roxo, Branco, Rosa, Amarelo, além de Jatobá, Mogno e outras espécies. É importante ressaltar que a disponibilidade das espécies relacionadas acima varia conforme a retirada das mudas pelos munícipes.

Prefeitura doa mais de 24 mil mudas por meio do Horto Municipal 1
Cleiton Borges / Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Retirada de Mudas

Para a retirada de mudas para a zona urbana é necessário se dirigir ao Horto Municipal, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, levando documento pessoal com foto e o comprovante de residência. No momento da retirada da muda, o interessado receberá as orientações de plantio, tais como espaçamento, proximidade da esquina, esclarecimentos sobre o plantio de árvores próximo à rede de energia, informações sobre espécies de árvores para plantio em quintais de acordo com o tamanho do espaço, dentre outros esclarecimentos. 

Para a retirada de mudas para plantio em zona rural, é imprescindível que o interessado entre em contato com o Horto Municipal pelo telefone (34) 3213-6676, agendando a data de retirada e o horário. É necessário a apresentação de documento pessoal com foto e documento da propriedade rural situada em Uberlândia (como escritura, certidão ou contrato de compra e venda).

Benefícios da arborização

A arborização é essencial para uma cidade viva pois além de evitar erosões, deslizamentos de terra, também é responsável pelo equilíbrio climático, sombreamento, aumento da umidade relativa do ar e redução da poluição atmosférica. Além disso, a arborização auxilia na recuperação de áreas degradadas uma vez que protege o solo e a fauna, e acaba por promover o enriquecimento florestal e de nascentes.

Retire sua muda!

Onde: Horto Municipal – Avenida Benjamim Magalhães, s/nº, no bairro Tibery.

Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Telefone: (34) 3213-6676

Compartilhe:

Veja Também